Os répteis são animais muito bem-adaptados à vida no ambiente terrestre. O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas.
Quanto à classificação dos Répteis, complete as frases, utilizando-se das palavras listadas abaixo: Squamata – Chelonia – Crocodilia – Rhyncocephalia.
Crocodilianos possuem dois ventrículos separados, mas nos outros répteis, os ventrículos não estão completamente separados. ... Mesmo assim, o sangue arterial e o venoso não se misturam e todos os répteis possuem dupla circulação.
Resposta. Os répteis podem variar seu metabolismo de muito lento a muito rápido, e isso é limitado pela disponibilidade de calor no ambiente. Em períodos que eles estão dormindo, a taxa metabólica dos répteis reduz para níveis de mais ou menos 1/5 da mesma taxa quando eles estão acordados, mas em repouso.
Características como a impermeabilização da pele, a respiração pulmonar, a economia de água pela urina, a fecundação interna, os ovos com casca e os anexos embrionários (âmnio e alantoide) tornaram a maioria dos répteis bem adaptados ao meio terrestre, mesmo em habitats muito áridos.
Os lagartos conseguem isso através de uma variedade de mecanismos que anulam o calor, regulam sua temperatura corporal e fornecem os meios para sobreviver.
b) Dentre as adaptações dos répteis para a vida em ambiente terrestre, podemos destacar: pele queratinizada e impermeável; excreção nitrogenada na forma de ácido úrico; respiração exclusivamente pulmonar; fecun- dação interna, ovo com casca calcária, desenvolvimento direto e presença de anexos embrionários.
Algumas de suas características permitiram a conquista do ambiente terrestre, antes inabitado, sendo as mais importantes a independência da água para reprodução (ovos com casca dura), pele queratinizada (impermeável), respiração exclusivamente pulmonar e mecanismos que evitam a perda de água.
Os répteis foram os primeiros vertebrados a conquistarem a independência do ambiente aquático. Várias características relacionadas à reprodução e respiração desses animais permitiram a conquista definitiva do ambiente terrestre.
Resposta: As características que permitiram aos répteis a independência da água na reprodução e a conquista do ambiente terrestre foram: Ovos com casca grossa e porosa; Pele queratinizada, o que dificulta a perda de água para o ambiente; Respiração exclusivamente pulmonar.
Resposta. O âmnio é o responsável por tal independência, pois mantém o embrião hidratado, evitando seu ressecamento, e o protege contra choques mecânicos.
Entre as características estão: - Respiração pulmonar (nos anfíbios a respiração pulmonar apenas auxilia a respiração a cutânea). - Ovo com casca, impedindo a perda de água. - Escamas queratinizadas, dificultando a perda de água do corpo.
O ovo amniótico é característico das tartarugas, lagartos, serpentes, aves e mamíferos monotremados, além do mais, estruturas da placenta são consideradas homólogas a certos anexos embrionários do ovo amniótico.
O ovo amniótico conferiu aos répteis decisiva vantagem sobre os anfíbios, possibilitando seu domínio sobre o Planeta, durante mais de 150 milhões de anos, até o final do Cretáceo.
Anexos embrionários são estruturas formadas pelos folhetos germinativos e presentes durante o desenvolvimento embrionário, auxiliando no desenvolvimento do embrião....Esses anexos são: