Dentre os métodos duplamente indiretos, os mais utilizados são o índice de massa corporal, as pregas cutâneas, a bioimpedância elétrica, a circunferência da cintura, a relação cintura/quadril, o índice de conicidade e a relação cintura/estatura, sendo que as maiores correlações encontradas foram para a bioimpedância ...
O IMC não é a medida ideal, pois não separa massa muscular de gordura. “IMC para analisar os atletas provavelmente vai levar a erro. É preciso usar outros métodos para dar a porcentagem de gordura, a massa óssea e mais informações”, explica o fisiologista Paulo Zogaib.
Esta medida assume-se como a medida base para determinação do índice de gordura de um indivíduo, sendo que, segundo a Organização mundial de saúde, abaixo dos 18.
Um novo estudo da University of Bristol indica o índice de massa corporal (IMC) como uma ferramenta eficaz para avaliar a obesidade e a saúde. Uma medida simples baseada em peso e altura, o IMC é amplamente utilizado para avaliar se uma pessoa tem um peso saudável.