Mas qual é a melhor gordura? É o AZEITE DE OLIVA VIRGEM, rico em gordura monoinsaturada. Suporta o aquecimento de até 200 graus durante 6 minutos sem perder suas propriedades, e mantendo 80% de seus compostos fenólicos. É ideal para usar em cocção, pois não gera produtos tóxicos com essa temperatura.
Gordura Saturada - são as gorduras encontradas em sua maioria, nos alimentos de origem animal e seus derivados (manteiga, nata, queijo, creme de leite, banha, carne bovina, de porco, ovelha, leite integral, torresmo, linguiça, salsichão, gema de ovo).
azeite
Quais os melhores óleos para cozinhar?
Esse óleo gera colesterol oxidado que atua como um radical livre no seu corpo. O colesterol oxidado está diretamente ligado às doenças cardíacas(4). Se você reutiliza esse óleo, a cada vez que o reutiliza o ponto de queima dele se torna menor, ou seja, mais tóxico e perigoso ele se torna.
Como substituir óleo de cozinha
Os óleos vegetais são ricos em gorduras insaturadas, já as gorduras de origem animal além do colesterol são ricas em gorduras saturadas, tidas pelos médicos e nutricionistas como vilãs da saúde. Além disso, a margarina é bem menos calórica que a manteiga.
Então, por ordem de melhor para pior:Primeiro: Azeite (o melhor para saúde). Segundo: Manteiga. Terceiro: Óleo (o pior).
Justamente por deixar o bolo mais fofo, o óleo é mais indicado para aqueles que podem ir ou devem ir para a geladeira, com recheios mais pastosos, como mousses e chantilly. Já a manteiga, que ao ficar gelada endurece e quebra, assim também deixará a massa do bolo se ele for para a geladeira.
Martin Grootveld, professor da Universidade de Montfort, no Reino Unido, recomenda o azeite de oliva tanto para fritar, quanto para cozinhar. "Primeiro, porque ele gera níveis menores dessas substâncias tóxicas, e segundo porque as substâncias que se formam são menos danosos para o corpo humano", garante Grootveld.
Não usar azeite para frituras O motivo seria que as moléculas de gordura do azeite queimam a uma temperatura inferior ao dos demais óleos, produzindo aldeídos e compostos químicos que interferem no sabor e qualidade dos alimentos.
Esquentar o azeite gera substâncias tóxicas e torna o óleo prejudicial? Provavelmente, você já recebeu a recomendação de não usar o azeite para refogar ou fritar alimentos, pois ao aquecer o óleo de oliva ele perde todas as suas propriedades benéficas e, o pior, forma substâncias tóxicas prejudiciais à saúde.
Uma boa opção para dourar e aquecer alimentos é o azeite virgem, que tem uma taxa de acidez de cerca de 1%. Esse tipo de azeite surge quando a oliva passa por uma segunda prensa no processo de fabricação. Assim, ele acaba perdendo parcialmente as propriedades, mas não todos os benefícios, sendo melhor aproveitado.