As horas líquidas correspondem ao tempo efetivamente dedicado aos estudos. Não são contados intervalos e interrupções. Isso significa que você terá um registro mais honesto do seu tempo e poderá, dessa forma, adequar seu cronograma de estudo à realidade.
Faça uma tabela de 6 dias por semana. Dentro destes 6 dias, que podem ir de domingo a sexta ou de segunda a sábado, separe o período do dia mais propício para o seu estudo: manhã tarde ou noite. O período de estudo deve variar entre 2 e 4 horas diárias, a depender de sua disponibilidade.
A cada 4 etapas de 25 minutos, um intervalo maior deverá ser dado, não mais que 30 minutos. Isso dependendo das horas que você decidiu estudar por dia. Se sua meta for apenas 2 horas, o intervalo maior será desnecessário.
5 passos para aplicar o método Pomodoro de estudo
Um Pomodoro é um ciclo de trabalho focado que dura 25 minutos. Durante esse tempo, não se pode fazer nada além daquela tarefa planejada (por exemplo estudar um capítulo de uma matéria). ... A cada final de Pomodoro, ficam uns 5 minutos liberados para descansar a mente, espairecer, fazer um alongamento.
A cada quatro ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Esses intervalos entres os pomodoros são fundamentais para “oxigenar o cérebro” e aumentar a agilidade mental. Vale lembrar que essas medidas de tempo são apenas as sugeridas na técnica do pomodoro clássica.
Então, continue a leitura, siga esses passos e seja um estudante nota máxima.
O problema ocorre quando o limite e a falta de compromisso permanecem do lado e uma pequena distração tira totalmente o seu foco. É importante ficar atento a certos sinais de excessos e hábitos que podem prejudicar sua concentração e transformar um dia de estudos em um dia perdido.
Como estudar mais em menos tempo: 7 dicas para otimizar seus estudos