Destreza é a capacidade e característica que qualifica uma pessoa hábil, que consegue realizar funções com perícia, aptidão, agilidade e rapidez. Normalmente, a destreza está relacionada com a habilidade manual de um indivíduo, ou seja, a facilidade que possui em administrar vários objetos com as mãos ao mesmo tempo.
O planejamento de enfermagem diz respeito à fase do processo na qual o enfermeiro identifica as intervenções necessárias para que aquele paciente alcance resultados esperados, e é individualizado. As intervenções planejadas buscam prevenir, intervir ou resolver os problemas apontados nos diagnósticos de enfermagem.
Planejamento de Enfermagem No planejamento de enfermagem, são determinados os resultados esperados e quais ações serão necessárias. Isso será realizado a partir dos dados coletados e diagnósticos de enfermagem com base dos momentos de saúde do paciente e suas intervenções.
Na enfermagem o instrumento de planejamento mais utilizado é o Planejamento Estratégico Situacional (PES), voltado para resolução de problemas, aquilo que o profissional (ator) detecta na realidade e confronta com um padrão que considera inadequado ou intolerável que o estimula a enfrentá-lo, visando a promoção de ...
Matus desenvolveu uma proposta conceitual e metodológica intitulada Planejamento Estratégico Situacional (PES), que contempla um conjunto de métodos a serem utilizados nos diversos momentos do processo de planejamento, quais sejam, o explicativo, o normativo, o estratégico e o tático-operacional.
O planejamento estratégico situacional na saúde mostra um panorama das atividades atuais, facilita a tomada de decisão e avalia constantemente os recursos financeiros empregados em prol de melhorias.
Entende-se por diagnóstico situacional ou organizacional como o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos no local onde se deseja realizá-lo. Esses dados são oriundos da participação efetiva das pessoas que atuam no local de estudo.
O PlanejaSUS tem por objetivo geral coordenar o processo de planejamento no âmbito do SUS, tendo em conta as diversidades existentes nas três esferas de governo, de modo a contribuir – oportuna e efetivamente – para a sua consolidação e, conseqüentemente, para a resolubilidade e qualidade da gestão, das ações e dos ...
Como vimos, o planejamento estratégico hospitalar reúne estratégias que buscam não só garantir a permanência da instituição no mercado, mas também auxiliar a gestão na busca contínua de qualidade.
Desenvolvendo uma postura estratégica
7 boas práticas para realizar uma boa gestão de hospitais
R$ 4.
10 dicas para melhorar o atendimento hospitalar
O que precisa para ser um gestor hospitalar? Geralmente, o que acaba sendo comum é que a pessoa faça uma graduação tecnológica em Gestão Hospitalar, com média de dois anos de duração, ou uma pós-graduação para atuar na área.
Como é a profissão de gestor hospitalar?
R$ 3.
O mercado de trabalho na área de Gestão Hospitalar tem precisado, cada vez mais, de profissionais bem qualificados e com amplo conhecimento sobre o gerenciamento de centros de saúde e hospitais públicos e privados de pequeno, médio e grande porte.
Afinal, um gestor é o profissional que precisa coordenar e implementar projetos, além de administrar o uso e a alocação dos recursos. No caso hospitalar, é a mesma coisa. Esse profissional é responsável por realizar o planejamento de ações para obter o funcionamento das questões hospitalares.
Um bom gestor sabe liderar pessoas. Não adianta ter proatividade, ser estratégico e não saber passar suas ideias para a equipe. Um líder motiva, inspira e conquista outras pessoas. Isso se faz com respeito e a capacidade de persuadir e influenciar outros indivíduos, com boa comunicação e posições claras.