A configuração de mãos representa a forma que a mão assume durante a realização de um sinal.
São exemplos de sinais icônicos: CARRO, TELEFONE, CASA, BARCO.
Pergunta 8 0,5 em 0,5 pontos O Movimento (M) é um parâmetro da Língua de Sinais realizado pela mão (ou mãos) quando o sinal é produzido, pode variar quanto o tipo, a direção, a maneira e a frequência do sinal. Não é um parâmetro essencial, pois existem sinais sem movimento.
Configuração de mãos, ponto de articulação, movimento, orientação e expressão corporal e facial. Esses são alguns dos parâmetros para o aprendizado de Libras e Heveraldo explica cada um.
Quais são os cinco parâmetros formativos das Libras?
Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual- motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
( ) Pode realizar-se por meio de movimentos na face, olhos, cabeça ou tronco e tem duas funções em Libras. ( ) Local onde ocorre o sinal, sendo que este sinal poderá ou não tocar em alguma parte do corpo da pessoa que o está realizando. ( ) Direção para a qual a mão aponta na produção do sinal.
Para que os surdos pudesse se comunicar melhor com o mundo, no decorrer dos tempos foram desenvolvidos alguns meios para facilitar a comunicação, por exemplo, os aparelhos auditivos, leitura labial, oralismo, bilingüismo, comunicação total e o método da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
A melhor maneira de comunicar-se com um surdo é por meio da Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Entretanto, existem também outras formas eficientes para isso, por exemplo, por meio da leitura labial.
Outro profissional importante nesse processo é o instrutor surdo - um profissional com deficiência auditiva que atua na escola e ensina a língua de sinais para os alunos surdos e, eventualmente, para os ouvintes também.
O atendimento inicia com o diagnóstico do aluno e ocorre diariamente, em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum. Este trabalhado é realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais em que o aluno se encontra.
A lei exige a formação em nível médio para a atuação profissional como tradutor e intérprete de libras, realizado em cursos profissionalizantes devidamente reconhecidos, de formação continuada por meio das Secretarias de Educação ou instituições de nível superior, que também oferecem cursos de extensão ...
4 anos
Os profissionais aprovados nos exames podem trabalhar no ensino da língua e como intérpretes de Libras para o português e vice-versa. Os que receberem certificado de nível médio estão aptos a lecionar na educação básica e os instrutores e intérpretes de nível superior podem trabalhar em todos os níveis.