A categoria taxonómica, também designada táxon, é qualquer grupo taxonómico de qualquer grau, criado de acordo com as regras de nomenclatura para a classificação dos seres vivos. As categorias taxonómicas integram um sistema hierárquico de classificação (hierarquia taxonómica), proposto por Lineu.
O critério adotado por Lineu para a classificação dos seres vivos foi o nomenclatura binomial. ... É denominada binomial, pois cada nome de espécie é constituído por duas palavras que correspondem ao nome do gênero e ao epíteto específico (compreende o adjetivo que faz a caracterização do gênero).
São eles:
Observe abaixo algumas das regras utilizadas para a escrita dos nomes das espécies:
Nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados. O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. ...
O naturalista Lineu propôs um sistema de nomenclatura binomial com a finalidade de padronizar a forma de nomear espécies, facilitando a comunicação entre os cientistas. ... Assim, cada espécie possui um nome científico específico, sendo este utilizado universalmente, em qualquer lugar do planeta. Não pare agora...
Nomenclatura é o conjunto de nomes e designações usados no âmbito de uma area específica do conhecimento. Também pode se referir a lista de verbetes que formam um glossário, dicionário, vocabulário, etc. ... Por exemplo, na nomenclatura dos seres vivos, em biologia, o nome das espécies deve sempre ser em latim.
Sistemático se refere a algo que possui método e organização. Assim, uma pessoa pode ser sistemática e desenvolver atividades conforme uma ordenação, um método predefinido que deve ser seguido.
Pois a nomenclatura binomial é um nome universal para cada espécie, sendo assim fica mais fácil para cada um identificar cada ser, se fosse os nomes comuns haveria divergência no nome em cada lugar do mundo o que dificultaria pesquisas.
A criação de uma nomenclatura veio uniformizar as designações dadas aos seres vivos, pois cada espécie pode ser conhecida empiricamente por diferentes nomes, consoante o país ou até mesmo a região, criando uma base de denominações reconhecida internacionalmente. ...
As principais vantagens da nomenclatura binomial derivam essencialmente da sua economia descritiva, do seu uso generalizado e da estabilidade de nomes que é por ele favorecida: Todas as espécies podem ser identificadas, sem risco de ambiguidade, por apenas duas palavras.
Quanto à nomenclatura e classificação dos seres vivos, é correto afirmar que a) espécie é a categoria taxonômica básica.
A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie.