Quando ela é vista de perfil (lateral), cada região se apresenta com curvatura específica, chamada de lordose ou de cifose. É muito comum encontrarmos pessoas com essas linhas acentuadas (hiperlordose ou hipercifose), assim como encontramos também pessoas sem essas curvaturas.
Quando uma destas curvaturas está aumentada, chamamos de HIPERCIFOSE (Região dorsal e pélvica) ou HIPERLORDOSE (Região cervical e lombar). Numa vista anterior ou posterior, a coluna vertebral não apresenta nenhuma curvatura. Quando ocorre alguma curvatura neste plano chamamos de ESCOLIOSE.
Disco intervertebral é uma articulação entre os corpos das vértebras adjacentes, que funciona de modo a conferir rigidez e flexibilidade à coluna, na qual é necessário para o suporte de peso, movimentação do tronco e ajuste de posição indispensável para equilíbrio e postura.
O disco intervertebral é uma “esponjinha” que fica entre duas vértebras, sendo uma espécie de amortecedor da coluna. ... Esse disco é formado por um núcleo pulposo arredondado, de consistência gelatinosa semilíquida, composta por mucopolissacarídeos. Este núcleo pulposo tem uma enorme capacidade de reter água.
O disco intervertebral cervical Na articulação entre as vértebras C1 e C2, não existe essa estrutura. Desta forma, os discos somente estão presentes entre C2 e C7.
Cada disco intervertebral é formado por dois componentes: O Tecido fibroso e uma parte central, derivada da notocorda do embrião, o núcleo pulposo. O anel fibroso possui uma porção periférica de tecido conjuntivo denso, porém em sua maior extensão é constituído por fibrocartilagem, com o avançar da idade.
A nutrição do disco intervertebral ocorre por meio de difusão dos nutrientes através da placa vertebral terminal(2). A placa vertebral terminal (PVT) é estrutura anatômica presente nas vértebras e está em íntima relação com o disco intervertebral (DI).
Os discos intervertebrais são avasculares, sendo nutridos por um processo de difusão dos tecidos vizinhos. Essa nutrição ocorre através das compressões e descompressões alternadas que ocorrem nos discos e funcionam como uma bomba hidráulica.
Discos intervertebrais são estruturas cartilaginosas, elásticas, localizadas entre os corpos vertebrais. O disco intervertebral é composto por núcleo pulposo (região central) e ânulo fibroso (periferia). Cada disco intervertebral está localizado entre duas vértebras adjacentes.
Resposta: As articulações costovertebrais (sinoviais) caracterizam a junção entre as vértebras torácicas e as costelas. Um dos tipos de articulações costovertebrais (articulação costocorporal) une a cabeça das costelas com as facetas costais de dois corpos vertebrais adjacentes (T2-T9), um superior e outro inferior.
O tratamento para esses tipos de lesões é principalmente o repouso durante o período inflamatório. A coluna precisa descansar, então é fundamental evitar que ela sofra uma nova sobrecarga, mas não se deve fazer repouso prolongado, já que ele pode levar a perda de força muscular.