Um agente económico é toda a entidade com autonomia, capaz de realizar operações económicas e de deter valor económico. O agente económico pode ser uma família, uma empresa, uma instituição financeira ou até uma administração pública, tendo cada tipo de agente uma ou mais funções diferentes dos restantes agentes.
Os agentes econômicos estudados em microeconomia são os produtores, que, são todos aqueles que produzem algum bem e os agentes consumidores, que, são responsáveis pela demanda.
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e o consumidor se interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. ... A teoria da produção se refere os serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.
Ela é a parte que busca entender características e comportamentos de consumidores e empresas e como eles se relacionam. A microeconomia mostra, por exemplo, fatores que influenciam os preços, o modo de consumo, a relação entre oferta e demanda e até mesmo as ações de marketing.
Um dos grandes pressupostos da economia é que o mercado é regido pela lei da demanda e da oferta. Esse pressuposto é uma realidade, no contexto mercadológico todo o tipo de bem ou serviço acaba sendo influenciado pela demanda e oferta.
Na ciência econômica, os recursos produtivos são considerados como escassos, portanto os processos produtivos têm uma oferta de bens e serviços finitos. ... d) Limitadas, pois os seres humanos podem chegar a seu nível de saciedade, além do qual não conseguem consumir mais bens materiais.
O termo recursos pode ser considerado como qualquer elemento utilizado para alcançar um determinado fim. Assim, por exemplo, é possível falar de recursos econômicos, recursos humanos, recursos intelectuais, recursos renováveis, etc.
1 Ato ou efeito de recorrer. 2 Invocação de ajuda, apoio ou socorro. 3 Meio de que se lança mão para vencer uma dificuldade ou um embaraço; venábulo. 4 fig Qualquer coisa que possa servir de proteção ou acolhida; abrigo, refúgio.