Sistema colonial é o conjunto de relações de dominação e subordinação envolvendo metrópoles e colônias durante a época moderna. Relações mantidas entre áreas metropolitanas e áreas periféricas eram diretas e exclusivas. ... A denominação mercantilista vincula esse tipo de colonialismo à revolução comercial.
resposta-vinda dos primeiros jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega, e início da catequese dos índios; -ampliação da distribuição de sesmarias; -política de incentivos aos engenhos de açúcar; -introdução das primeiras cabeças de gado; -proibição da escravidão indígena e início da adoção da mão-de-obra escrava ...
Por definição, plantation é o nome dado a um modelo de organização econômica em que se destacam quatro aspectos principais: latifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava e produção voltada para o mercado externo.
Resposta: Plantation é um tipo de sistema agrícola (uma plantação) baseado em uma monocultura de exportação mediante a utilização de latifúndios e mão-de-obra escrava. Foi bastante utilizado na colonização da América, principalmente no cultivo de gêneros tropicais e é atualmente comum a países subdesenvolvidos.
As principais características são: Trabalho escravo, monocultura, grandes latifúndios e a exportação para metrópole.
Resposta: Algumas características: A utilização do Pacto Colonial que assegurava o uso exclusivo comercial, ou seja, Portugal tinha o monopólio da compra da produção colonial e da venda de mercadorias na América portuguesa. Toda a produção era destinada ao mercado externo.
Sao características da produção açucareira do Brasil colonial exceto Monocultura. Produção destinada ao mercado externo. Utilização de mão de obra escrava.
Sobre a produção de açúcar, no Brasil colonial é correto afirmar A)Praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural. B)Não exigindo muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas.
Os engenhos coloniais ditaram todo o ritmo de vida e a economia da sociedade colonial nos séculos XVI e XVII. A produção do açúcar seguia uma lógica de funcionamento nos engenhos coloniais. ... Lá, a cana-de-açúcar que havia sido colhida e transportada era moída e prensada por grandiosas e pesadas engrenagens.
A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. ... A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.
A colonização da América do Norte teve como principais características a implementação do sistema de plantation nas colônias do Sul, manufaturas nas colônias do Norte, foi movida por motivos religiosos e tinha como objetivo principal criar colônias de população.
Resposta. características da colônia portuguesa: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. ... Já os termos explorar, povoar remete-se à exploração e povoamento do novo território (América).
Entre as diferenças podemos apontar o fato de que a colonização inglesa adotou o modelo de povoamento, ao menos nas colônias do norte, enquanto que os espanhóis adotaram, quase que exclusivamente o modelo extrativista/de exploração.
Enquanto a América Portuguesa é formada, especialmente, pelo território do que é hoje o Brasil, a América Espanhola foi formada pelos territórios de parte da América do Norte, da América Central e da América do Sul. Os espanhóis mantiveram um grande pedaço de terra desde o início da ocupação do novo mundo.
Colônia de exploração é um termo usado para denominar uma das formas de colonização que foi empregada pelos europeus a partir da conquista de territórios a partir do século XVI. Essa forma de colonização é caracterizada pela extração dos bens e recursos naturais disponíveis na colônia em benefício da metrópole.
Ao contrário do que acontecia na colônia de povoamento, a de exploração era caracterizada por uma ocupação espontânea, formada por indivíduos que também buscavam explorar os recursos naturais, todos os lucros obtidos com o comércio e agricultura iam para Portugal, havia uma produção em larga escala para alimentar o ...
Os termos colônias de exploração e colônias de povoamento referem-se aos respectivos modelos coloniais implantadas por potências europeias em seus processos de dominação política, econômica, cultural e militar das Américas no decorrer dos séculos XVI e XVII.
As colônias de povoamento correspondem àquelas que se desenvolveram nas áreas temperadas da América, melhor exemplificadas com as colônias inglesas da América do Norte, especialmente a Nova Inglaterra.