Constância Perceptiva Paula Tavares da C Melo 1 A constância perceptiva é a tendência a perceber os objetos como inalterados, apesar das diferenças sensorias. Uma vez que tenhamos formado uma percepção estável do objeto, o reconheceremos quase de qualquer ângulo.
A percepção da forma é possível porque a luz vinda de um objecto é focalizada no olho e a imagem é formada. Esta imagem visual é afectada pelo sistema de lentes do olho da mesma forma como é afectada pelas lentes de outros sistemas ópticos, como uma câmara fotográfica, alterando o foco.
Já que a construção de um percepto é um processo intrinsecamente ambíguo, discrepâncias perceptivas podem surgir a partir de condições idênticas de estimulação. Essas discrepâncias são denominadas ilusões, e se originam dos mesmos mecanismos fisiológicos que produzem a nossa percepção cotidiana.
Ilusão de óptica são imagens que enganam a visão humana, fazendo com que o ser humano veja coisas que não estão presentes ou fazendo ver coisas de forma errada. Normalmente elas são figuras que podem ter várias interpretações, podem surgir naturalmente ou até serem criadas.
A ilusão de ótica engana o nosso sistema visual, gerando imagens que não correspondem à realidade. É possível ver coisas que não estão presentes ou ver de modo diferente do real. ... As ilusões podem ser de dois tipos: Cognitivas ou Fisiológicas./span>
Tipos de ilusão de ótica
A ilusão de ótica faz com que a gente enxergue imagens de forma distorcida. Para entender por que isso acontece, é importante ter em mente que, embora os nossos olhos sejam responsáveis por captar as imagens, é o nosso cérebro que as processa no lobo occipital. ... Isso está ligado aos padrões de funcionamento do cérebro./span>
Perspectiva; maneira como algo é descrito ou interpretado.
Há duas maneiras pelas quais as ilusões de ótica fazem sua mágica: se aproveitando das restrições dos olhos humanos ou pela manipulação dos processos do cérebro para forçar o espectador a ver coisas estranhas./span>
CodyCross Planeta Terra Grupo 2
As alterações quantitativas da sensopercepção são casos nas quais as imagens perceptivas apresentam intensidades anormais. São elas: Hiperestesia: condição na qual as percepções encontram-se aumentadas em intensidade ou duração.