MOVIMENTO ACELERADO: Quando velocidade e aceleração estão no mesmo sentido, o módulo da velocidade aumenta com o passar do tempo. Por causa disso, esse movimento é chamado de acelerado, e essas duas grandezas apresentam os mesmos sinais.
Quando lançamos um corpo verticalmente para cima notamos que ele sobe até uma certa altura e depois cai porque é atraído pela Terra, o mesmo acontece quando largamos um corpo de determinada altura (como a menina soltando a bolinha).
Quando um corpo tem maior massa gravitacional, ele é puxado pela Terra com maior força. Porém, como ele também tem maior massa inercial, ele tem maior resistência a ter seu estado de movimento alterado. ... Desta forma, somos capazes de entender o porquê de corpos com diferentes massas caírem no mesmo intervalo de tempo!
1- Os corpos caem pois, existe uma força chamada força gravitacional, ou campo gravitacional atraindo as coisas para o centro da Terra.
S = So + Vo. t ± (at²)/2, em que:
Resposta. Queda livre é o termo utilizado para descrever o movimento de um corpo que cai, sujeito somente à força gravitacional terrestre. Esse movimento se caracteriza pela aceleração constante que os corpos emqueda livre apresentam nas proximidades da superfície terrestre.
Galileu Galilei criou a teoria, batizada de Lei dos Corpos em Queda, que “todos os corpos caem com aceleração constante, uma vez que o efeito da aceleração gravitacional à mesma altura, é igual.” Ou seja: segundo essa lei, “dois objetos soltos ao mesmo tempo, da mesma altura, chegam no chão juntos, por que a lei da ...
Resolução: A gravidade da Lua é menor que a gravidade terrestre, por isso, o peso do martelo é maior na Terra, além disso, o tempo de queda na superfície da Lua é maior.
A força gravitacional é uma força atrativa que surge entre todos os corpos com massa. O planeta Terra, por exemplo, é capaz de atrair os corpos ao seu redor em direção ao seu centro por causa de seu campo gravitacional.
A gravidade é uma força que atrai corpos físicos em si, um fenômeno natural, fundamental para a vida no planeta Terra. Sem ela não seria possível manter aprisionadas as moléculas de gases na atmosfera, ou seja, os gases seriam expelidos para o espaço.