O que é RCM e sua importância na gestão hospitalar. A sigla RCM se refere à “Reabilty Centred Maintenance”, em português, “Manutenção Centrada em Confiabiliidade”. Mas, o que isso quer dizer? Quer dizer que essa metodologia tem como foco garantir que máquinas e equipamentos realizem sua função adequada.
O que é Confiabilidade? De acordo com a NBR-5462, confiabilidade é a capacidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições especificadas, durante um dado intervalo de tempo. Nota: O termo “confiabilidade” é usado como uma medida de desempenho de confiabilidade.
Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM- Reliability Centered Maintenance) é um método utilizado para planejamento de manutenção que foi desenvolvido inicialmente na indústria aeronáutica e, posteriormente, adaptado para diversas outras indústrias e instituições militares.
Logo, o Custo das Mercadorias Vendidas pode ser encontrado por meio da seguinte equação:
Vamos a fórmula para calcular o Custo de Mercadoria Vendida, quando utilizamos a unidade de medida “mercadoria”, no inventário periódico: CMV = EI + C – EF. O CMV é igual à equação do estoque inicial (EI), mais compras (C) e menos estoque final(EF).
No momento que reconhecemos uma receita, contabilizamos o Custo da Mercadoria Vendida (CMV) através da baixa dos estoques (ficha de controle de estoques), ou Custo dos Produtos Vendidos (CPV). A contabilização pode ser por operação ou por períodos, diários, mensais, etc.
O registro das vendas é feito através do menu Vendas > Ponto de venda, que representa o seu caixa no sistema. Nesta tela você pode lançar novas vendas ou baixar vendas anteriores, além de poder realizar suprimento, sangria, transferência e despesa.
Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.
Registre as vendas realizadas no cartão de crédito Como o dinheiro será recebido no futuro e há essa diferença de valores devido às taxas cobradas, uma dica é abrir uma conta contábil no ativo circulante chamada “contas a receber — administradora X”.
Natureza credora e devedora Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica. Quando uma conta dessas serve como origem (crédito) de recursos, ela se torna mais positiva.
Elas podem ser divididas em dois grandes grupos:
Qual a natureza das contas do ativo? Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.
As contas de Ativo e Despesas possuem natureza devedora; representam a aplicação dos recursos. as contas de passivo, patrimônio líquido e receitas possuem natureza credora; evidenciam a origem dos recursos.