Os agentes carcinogênicos são substâncias capazes de promover uma alteração genética nas células do corpo humano. O tabaco, aliás, está diretamente relacionado a outro fator de risco, que é a exposição a agentes carcinogênicos.
Metástase (Câncer metastático) Quando o câncer se dissemina além do local onde começou (sítio primário) para outras partes do corpo é denominado metástase. A metástase pode ocorrer quando as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras áreas do corpo.
O câncer ocorre basicamente por erros genéticos que ocorrem durante a divisão celular. Quanto mais uma célula se divide, maior a chance do surgimento de neoplasias, mutações em geral, que podem virar um câncer.
O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.
Devem ser evitados os alimentos: carne vermelha ou aves – crua ou mal cozida; Peixe cru, frutos do mar parcialmente cozidos (como camarão e caranguejo), e frutos do mar defumados refrigerados; mariscos crus (incluindo ostras, mariscos, mexilhões e vieiras);