A sialoadenite é a inflamação das glândulas salivares que geralmente acontece por uma infecção por vírus ou bactérias, obstrução por má-formação ou presença de cálculos salivares, o que resulta em sintomas como dor na boca, vermelhidão e inchaço, especialmente na região por baixo da língua.
A síndrome de Sjögren é uma doença reumática autoimune comum e é caracterizada pela secura excessiva dos olhos, boca e outras membranas mucosas. Os leucócitos podem se infiltrar nas glândulas que secretam líquidos lesionando-as e, às vezes, outros órgãos podem ser lesionados.
A hepatite autoimune é definida como uma hepatite crônica, que pode evoluir para cirrose, caracterizada por alterações autoimunes incluindo a presença de auto-anticorpos e hipergamaglobulinemia, posteriormente critérios de classificação e diagnóstico foram criados para esta doença.
Existem causas de icterícia não hepáticas, como no caso da icterícia pré-hepática, normalmente associada à hemólise intravascular e icterícia hepática, devido à colestase hepática. Em contrapartida, algumas hepatites virais clássicas (principalmente hepatite C) podem ocorrer mesmo na ausência de icterícia.