De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes: ... O Tratado de Versalhes foi assinado em 1919 e impôs duras sanções à Alemanha, como dispendiosas indenizações e a perda de importantes territórios, além de fomentar novamente o nacionalismo através do nazismo.
O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. ... Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo.
Resposta. Porque a Alemanha tinha travado a guerra. Daí, no tratado de Versalhes ela foi obrigada, sob pressão dos países vencedores a assumir toda a culpa pelas mortes e perdas na Guerra, além de ter que pagar parte das indenizações e reconstruções das pessoas afetadas.
No tratado, a Alemanha assumiu sozinha a responsabilidade pelo conflito e comprometeu-se a satisfazer uma série de exigências políticas, económicas e militares.. ... tudo isto somado, abriu caminho para o surgimento do nazismo que levou a Alemanha a outro conflito armado e à II Guerra Mundial.
A causa imediata apontada é o assassinato, em Sarajevo, do Arquiduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Fernando, pelo nacionalista sérvio Gavrillo Princip Contudo, vários outros eventos contribuíram para o início do conflito. ... Com isso o, Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de Julho.
Resposta: O Tratado de Versalhes impôs condições muito duras à Alemanha, que perdeu a Primeira Guerra Mundial, levando a uma crise econômica e humilhação internacional, servindo para cultivar sentimento de revanchismo contra os outros países da Europa. ... Já a Segunda Guerra, teve início em 1939 e terminou em 1945.
O tratado acabou causando choque e humilhação na população alemã, o que acabou contribuindo para a queda da República de Weimar, e em seguida a subida de Adolf Hitler e a ascensão do Nazismo, levando à eclosão da Segunda Guerra Mundial.
O Tratado de Versalhes, assinado em 1919, foi um documento que responsabilizou a Alemanha pela Primeira Guerra Mundial e por toda destruição e mortes causada por esse conflito, dando fim a ele.
O país foi mais punido pelo Tratado de Versalhes foi a Alemanha, que teve de assumir e assinar o tratado declarando-se culpada pela Primeira Guerra Mundial, além de arcar com todos os custos e prejuízos da guerra para os países vencedores.
Von Ribbentrop e V. Molotov, respectivamente. Esse pacto estabelecia que, se acaso a Alemanha entrasse em conflito com a Inglaterra ou a França em razão de uma eventual investida da Alemanha contra a Polônia, a URSS, por sua vez, ficaria afastada, sem se manifestar militarmente.
O Pacto Molotov–Ribbentrop, também conhecido como Pacto Nazi–Soviético, Pacto de Não Agressão Germano–Soviético ou Pacto de Não Agressão Germano Nazi-Soviético (oficialmente: Tratado de Não Agressão entre a Alemanha e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), foi um pacto de neutralidade entre a Alemanha Nazista ...
Em 23 de agosto de 1939, Hitler e Stalin assinaram um pacto de não agressão. Alemanha e União Soviética se comprometeram a não atacar uma à outra e se manter neutras se uma delas fosse atacada por uma terceira potência.
Em resposta ao Plano Marshall, a União Soviética elaborou o chamado Plano Molotov, com o igual objetivo de realizar uma ampla ajuda econômica aos outros territórios a fim de ampliar o seu espaço de influência pelo mundo.
O Plano Marshall foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental com o objetivo de reconstruí-los após a II Guerra Mundial. ... O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.
A Guerra Fria é o nome que damos ao conflito político e ideológico que se estendeu do final da década de 1940 até o ano de 1991. Esse acontecimento teve como protagonistas os Estados Unidos e a União Soviética, países que representavam duas ideologias distintas que eram o capitalismo e o socialismo, respectivamente.
A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que foi travado entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), entre 1947 e 1991. O conflito travado entre esses dois países foi responsável por polarizar o mundo em dois grandes blocos, um alinhado ao capitalismo e outro alinhado ao comunismo.
As principais características da Guerra Fria são a bipolarização mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e o conflito militar, ideológico e político travado entre essas duas potências. Os pontos principais incluem: ... antagonismo militar e político entre os blocos; capitalismo vs socialismo.
Essa disputa influenciou diretamente nas políticas de vários países, inclusive do Brasil. Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria.
Os mais conhecidos foram a Guerra da Coreia, Guerra do Afeganistão e Guerra do Vietnã.
A União Soviética formou o Pacto de Varsóvia em 1955 em resposta à OTAN. As principais crises dessa fase incluíram o bloqueio de Berlim de 1948 a 1949, a Guerra Civil Chinesa de 1927 a 1950, a Guerra da Coreia de 1950 a 1953, a Crise de Suez de 1956, a crise de Berlim em 1961 e a crise de mísseis cubanos em 1962.