Metodologia Científica é o estudo dos métodos que devem ser seguidos, em ordem cronológica, para que um pesquisador realize um trabalho acadêmico bem estruturado e de qualidade.
A metodologia é o instrumento de que a pesquisa se utiliza para construir o conhecimento, conhecimento esse que permita fazer a discussão proposta pela pesquisa. No estudo em questão, buscamos perceber a essência do pensamento científico e como ele opera em contraste com o senso comum.
Resposta: A metodologia vai organizar a pesquisa, estabelecendo os caminhos a serem seguidos a fim de que se alcancem os objetivos. ... O conhecimento científico se opõe ao conhecimento proveniente do senso comum, pois é comprovado pela ciência através de métodos científicos, do uso da razão e da lógica.
A pesquisa cientifica contribui para o desenvolvimento do aluno, preparando-o, de forma qualificada, para o mercado de trabalho. Neste sentido o objetivo da pesquisa foi verificar a percepção dos discentes quanto a relevância da produção científica na sua formação acadêmica e profissional.
Afinal, a Iniciação Científica faz com que o aluno tenha contato com o universo acadêmico, enriqueça o currículo lattes, contribua com a pesquisa e a ciência na universidade, além de manter contato mais próximo com professores que pode te ajudar a iniciar uma carreira acadêmica, como um mestrado ou doutorado, por ...
A iniciação científica durante a graduação é muito importante, pois esse processo é uma pequena amostra do que o aluno deve enfrentar na sua vida profissional. Em algum momento, seja qual for o estímulo, ele encontrará um problema, ou uma mudança no paradigma de sua área, para o qual ele precisa encontrar uma solução.
Já a pesquisa é o processo de materialização do saber a partir da produção de novos conhecimentos baseado de problemas emergentes da prática social. E a extensão pode ser entendido como processo educativo, cultural e científico, de intervenção nos processos sociais e identificação de problemas da sociedade.
O “princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” é, contudo, obrigação somente da universidade. Indissociável, como classificam os mais importantes dicionários, é aquilo que não se pode dissociar, “que não é separável em partes”.
Significado de Indissociabilidade substantivo feminino Característica ou particularidade do que é indissociável, inseparável; que não se dissocia; que não pode ser separado nem desunido.
Necessariamente promove atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do saber. Não tem obrigação, mas pode promover atividades de ensino e extensão. Não tem obrigação, mas pode promover cursos de extensão ou programas de iniciação científica. Tem relevante produção intelectual cultural e científica.
Centro Universitário – é maior que as faculdades e menor que as universidades. Estas instituições de ensino superior, públicas ou particulares, englobam uma ou mais áreas de conhecimento. ... Centros universitários não têm o dever de atender à comunidade, nem de produzir pesquisas ou atividades de extensão.
A diferença, porém, está no fato de que os cursos nas faculdades públicas são muito mais concorridos do que nas particulares. Consequentemente, o estudante deve alcançar uma nota muito alta para conseguir uma vaga. ... Nesses casos, investir em uma faculdade particular talvez seja a melhor opção.