O termo enfermagem permite fazer referência a diversos conceitos relacionados com a saúde e os sistemas sanitários. ... Pode-se dizer, em termos gerais, que a enfermagem é a ciência que se dedica ao cuidado da saúde do ser humano. Posto isto, faz parte do grupo das ciências da saúde.
A enfermagem atual vem a cada dia se desenvolvendo mais, buscando alternativas para o crescimento e o reconhecimento da nossa profissão. Quando você tem dentro de uma profissão essa divisão, torna-se mais difícil alcançar a qualidade na assistência. ...
O enfermeiro é responsável principalmente por planejar, organizar e avaliar os serviços da assistência de enfermagem. É ele também quem realiza a consulta de enfermagem e prescreve os passos que devem ser seguidos pela equipe.
Os enfermeiros são responsáveis por promover práticas sociais, voltadas a promoção do bem-estar em todas as etapas do processo de saúde e doença. ... Os profissionais da enfermagem têm uma presença determinante na vida de qualquer pessoa que necessite de assistência à saúde básica.
A enfermagem é vista como subalternamente indispensável, pois a sociedade, que necessita ver os papéis de homem e mulher firmemente delimitados, resgata para essa profissão a mesma responsabilidade que sempre foi atribuída à mulher; qual seja, zelar pelo bom relacionamento na equipe, assim como a responsabilidade para ...
Os cuidados de enfermagem são essenciais especialmente após a realização de exames, laudos e procedimentos. Isso porque eles favorecem à recuperação do paciente, evitando problemas e infecções e garantindo seu bem-estar.
A função primária da pesquisa de enfermagem é, pois, ajudar no desenvolvimento de guias ou fórmulas para a prática de enfermagem (teorias e conhecimentos científicos de enfermagem), mais articulados e testados, que permitirão à enfermeira alterar a realidade na direção desejada, isto é, obter o que ela planejou, numa ...
É justamente a partir desse período que começa a se consolidar e a se difundir a importância da pesquisa em saúde, não só com o objetivo curativo de doenças, mas também de prevenção e promoção à saúde, provendo ao indivíduo e à sociedade meios para a melhoria da qualidade de vida da população.
Enfermeiros pesquisadores clínicos são membros pivôs de uma equipe de pesquisa multidisciplinar; eles possuem uma grande variedade de competências 'chave' como a habilidade de trabalhar de uma forma autônoma; executar tarefas práticas com grande habilidade; comunicar efetivamente, com os membros da equipe e ...
A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.
A disciplina de metodologia científica nas universidades é essencial para o processo de construção do conhecimento, pois é nesta hora que os acadêmicos precisam estimular a capacidade de interpretação, pois a realização de pesquisas proporciona algo muito além da mera cópia e do repasse de conhecimentos já existentes, ...
A Metodologia Científica irá abordar as principais regras da produção científica para alunos dos cursos de graduação, fornecendo uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar para melhorar a produtividade dos alunos e a qualidade das suas produções.
O conhecimento para ser feito precisa de uma ordem e a metodologia te dá essa ordem, fazendo com que você consiga chegar ao fim de uma forma mais organizada. ... O objetivo da metodologia é a organização do pensamento científico.
A metodologia da pesquisa científica auxilia o acadêmico de direito a sistematizar e planejar a pesquisa e os trabalhos acadêmicos, pois auxilia a escolha do tema, a delimitação, problematização, elaboração das hipóteses, dos objetivos, a Page 8 Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da ...
As metodologias de ensino integram estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula para que o aluno possa se apropriar de conhecimentos. As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem.
Finalidade de um Artigo Científico. Comunicar os resultados de pesquisas, idéias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das intituições a qual servem. ... Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.
O grande mérito da pesquisa científica, além de contrapor o senso comum, formular teorias, identificar correlação entre causas e efeitos, é buscar respostas para problemas que afetam a relação do homem com o seu meio.
Além da importância na formação do estudante e no desenvolvimento de sua análise crítica, os trabalhos acadêmicos servem também para registrar pesquisas e disseminar o conhecimento produzido. Por isso, existem diferentes modelos de atividades, cada um com o seu formato e objetivo específicos.
No ambiente acadêmico, o artigo científico é como os pesquisadores apresentam seus trabalhos e resultados. Ele é uma das principais formas de compartilhar o produto da pesquisa científica, como inovações e descobertas de interesse geral — e ainda produz dinamismo ao avanço da ciência.
Este é o principal motivo para escrever um artigo científico: divulgar sua descoberta para a comunidade acadêmica. ... É por meio do artigo científico que o cientista contribui com a expansão do conhecimento, e torna pública suas descobertas para toda a sociedade.
“o artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Ou seja, o artigo científico é uma publicação que mostra os resultados de uma pesquisa.
Além de ser uma expressiva base de comunicação entre acadêmicos e pesquisadores, é por meio da publicação do artigo que o conteúdo é compartilhado e difundido no meio científico, agregando valor, relevância e autoridade ao currículo e à carreira acadêmica do seu autor.