A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. ... O “Poema em Linha Reta” do escritor português Fernando Pessoa é um exemplo disso, uma vez que seus versos não rimam. “Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
O esquema rímico desta estrofe é assim abbaacc, porque o 1.º verso rima com o 4.º e o 5.º, o 2.º com o 3.º e o 6.º com o 7.º. Quanto à combinação de rimas, o esquema abba corresponde a rimas opostas; se é aabb, trata-se de rimas emparelhadas; abab a rimas alternadas; o das rimas encadeadas é aba-bcb-cdc etc. '
Esquema de rimas é como uma ordem que estabelece que verso rima com qual. Para isso, atribui-se a cada verso uma letra do alfabeto. Para versos que rimem com ele, damos a mesma letra.
a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).
Palavras que rimam são palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou parecidos. Essa repetição sonora ocorre na terminação das palavras e pode ser perfeita, correspondendo na totalidade, ou imperfeita, correspondendo apenas em sons vocálicos ou em sons consonantais.
No começo, faz mais sentido fazer freestyle com palavras que têm rimas óbvias — como "cidade" e "prioridade". Contudo, com o tempo, essa estratégia fica enfadonha e pode até afetar a qualidade da sua produção. Tente pensar em versos cujas rimas tenham sons de consoantes, mas não necessariamente das mesmas vogais.
Encontre a batida, sinta-a e comece a botar pra fora o que você tem na cabeça.
Construa seu vocabulário. É bastante importante ter um bom leque de palavras para começar a produzir rimas. Leia livros, notícias e artigos escritos de maneira culta e refinada. Procure no dicionário as palavras que não compreender.
Muitas músicas, principalmente as românticas, seguem um padrão bem parecido, contendo de duas a três estrofes, de duas a três repetições do refrão e uma ponte. Então, pegue um pedaço de papel e anote os cabeçalhos de cada parte da música: Estrofe 1, Refrão, Estrofe 2, Refrão, Ponte, Estrofe 3, Refrão.
Tente manter mais ou menos a mesma quantidade de palavras em cada verso, para que eles não fiquem complexos ou longos demais. Pratique muito suas rimas escritas e assim você conseguirá conhecer cada vez mais palavras que ficam bem juntas e memorizar mais facilmente as que rimam.
Treinando sua rima
Vamos começar com este guia passo-a-passo de composição.
Existem várias formas de criar melodias....Agora siga os seguintes passos:
Pense na letra do refrão primeiro. Já que o refrão será a parte mais repetida da música, é melhor começar a composição por ele. Use palavras simples para que a letra fique bem chiclete. Não se esqueça de repetir o título de duas a três vezes no refrão, assim a letra não sairá da cabeça do ouvinte.
O que é preciso saber para compor uma música?
Resposta. Resposta: a. é preciso criatividade, inspiração, referências musicais diversas, além de estudo sobre composição e música.
Para citar trechos de música na redação você deverá fazer o uso de aspas, bem como, deverá fazer a referencia do autor da música. Ao fazer uma referenciação deve-se ter cuidado, pois ela deve estar dentro do contexto a fim de ter coerência e coesão.
Citação Direta
Não basta apenas citar a sua música preferida aleatoriamente na redação, é preciso contextualizá-la. Basicamente, qualquer música pode ser citada no Enem, o que irá fazer a diferença é como o candidato a contextualiza em sua redação, demonstrando ao corretor a pertinência daquela citação em seu texto.
O que diz a ABNT sobre Epígrafe?
Se ele for adaptado para citação direta deve ser apresentado do mesmo jeito que está escrito no livro, separado do parágrafo por um espaço. Ao final da transcrição faz-se a referência da citação colocando-se: o sobrenome do autor, o ano de publicação do livro e a página onde o conteúdo está.
Para formatar o epígrafe corretamente é preciso seguir esses padrões:
Como usar epígrafe nas normas ABNT?
Quem escolheu colocar a epígrafe no TCC, deve seguir as regras: