Os conectivos são palavras ou expressões que ligam frases e orações, possibilitando a construção de uma sequência de ideias. Eles também recebem o nome de conectores ou articuladores do discurso.
Para facilitar o entendimento, confira um exemplo desse uso: “A intolerância religiosa faz-se muito presente, uma vez que o país não apresenta um projeto consistente para o seu combate”.
Os conectivos de sequência servem justamente para dar uma ordem sequencial ao que está sendo dito. Eles ajudam a organizar a ordem de ideias ou acontecimentos e costumam aparecer muito em qualquer parte de uma redação.
Os dois conectivos indicam tempo, mas são tempos diferentes para cada frase. Por isso não adianta decorar tudo como uma grande lista sem saber para que serve cada um dos conectivos.
“Além disso, já há o estigma do machismo na sociedade brasileira. Isso ocorre porque a ideologia da superioridade do gênero masculino em detrimento do feminino reflete no cotidiano dos brasileiros. Nesse viés, as mulheres são objetificadas e vistas apenas como fonte de prazer para o homem, e são ensinadas desde cedo a se submeterem aos mesmos e a serem recatadas. Dessa maneira, constrói-se uma cultura do medo, na qual o sexo feminino tem medo de se expressar por estar sob a constante ameaça de sofrer violência física ou psicológica de seu progenitor ou companheiro. Por conseguinte, o número de casos de violência contra a mulher reportados às autoridades é baixíssimo, inclusive os de reincidência.”
Os conectivos de resumo e conclusão são aqueles que apresentam a causa, o motivo ou o desfecho de uma ideia ou acontecimento. São muitos utilizados na conclusão de uma redação por facilitarem o entendimento final do que foi argumentado .
São aqueles que podem ser usados sempre que você for iniciar um parágrafo que possui uma ideia que se sobrepõem a outras ou utilizar ideias que precisam ser listadas e apresentam ordem de prioridade entre si.
A coesão sequencial é feita por meio de conectivos também. Ela liga estruturas e não se refere a ninguém que foi citado anteriormente. Bons exemplos de conectores que possuem função sequencial são:
Sabe o que mais pode te ajudar? Conhecer a estrutura de uma redação dissertativa (a cobrada no Enem) e ter um passo a passo de como produzi-la. Para isso, é só baixar o nosso Guia de Redação. Ele fará toda diferença na sua preparação.
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Para quem não sabe, a leitura Flesch e as palavras de transição são um dos critérios de legibilidade que o Yoast utiliza para apontar se o texto está adequado para o SEO segundo esses critérios.
Os conectivos para redação são os responsáveis por interligar as frases presentes no texto. Além disso, possuem a responsabilidade de dar sequência às ideias e mantêm a coerência do que é escrito. Confira os oito tipos comuns e tenha exemplos sobre como utilizá-los na sua redação.
Há um conectivo no início do parágrafo (além disso) que acrescenta uma ideia, dando continuidade em relação à ideia que foi apresentada no parágrafo anterior. No meio do parágrafo, há mais três conectivos que interligam as ideias dos períodos (“nesse viés”, “dessa maneira” e “por conseguinte”).
Você já deve saber que a redação é uma das partes mais importantes do Enem, certo? Nessa prova, os corretores avaliam, entre outras coisas, sua capacidade de organizar um texto dissertativo-argumentativo de forma coesa e coerente, o que implica a necessidade de usar conectivos.
Além disso, lembre-se de usar conectivos diferentes. Você viu ao logo do post que existem vários tipos para exprimir diferentes ideias. Portanto, faça bom uso deles para não cair no vício de repetir expressões com terminações semelhantes.
Por isso, é importante você conhecer e entender os dois tipos de coesão. A primeira é a referencial, quando um termo serve para retomar outro termo. Basicamente ele faz referência a algo ou alguém que já foi citado.
Exemplo: “Tiradentes foi condenado à forca pelos acontecimentos da Inconfidência Mineira no século XVIII, além disso, ainda teve o corpo esquartejado e a cabeça ficou à mostra durante meses.”
Como você pôde perceber, a competência IV avalia a capacidade do participante de articular uma argumentação por meio de mecanismos linguísticos, como conjunções, advérbios e pronomes. Esses são os conectivos, que ajudam o leitor a compreender a relação de sentido entre as partes do texto, garantindo, assim, a coesão textual.
Ao permitirem a conexão das diferentes ideias apresentadas ao longo de um texto, são essenciais nas redações, proporcionando estruturar a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
E aí, gostou do nosso artigo sobre como usar os conectivos na redação Enem? Agora, para conquistar a tão sonhada nota 1000, confira o nosso artigo sobre como fazer uma boa redação!
Os conectivos têm que aparecer no meio dos parágrafos, ou seja, conectando orações e períodos. Além disso, devem vir, também, entre os parágrafos, ou seja, logo no início, conectando-o ao anterior.
Assim como as preposições, as conjunções para redação também são muitíssimo relevantes para a construção de um texto....As conjunções conclusivas típicas são:
O pronome relativo onde, segundo a norma culta, só pode ser usado quando se refere a lugares físicos, olhe o exemplo: A escola onde estudo será reformada. Ele é chamado de pronome porque é a palavra que se usa em lugar do nome, ou seja, nesse caso, o onde retoma seu antecedente, escola.
Como posso fazer essa ponte sem parecer ignorante??? Não há problemas em citar séries e filmes, você só precisa contextualizar com o tema, ou seja, assim como outras referências, você pode usar assuntos retratados na ficção para exemplificar o que acontece na realidade.
Como fazer uma boa redação para concurso: como iniciar?