RESTAURAÇÃO METÁLICA FUNDIDA (RMF) Para essa restauração ser bem-sucedida, é preciso estar bem apoiada sobre uma camada volumosa de dentina íntegra ou por outros meios destinados a distribuir a força no sentido do longo eixo do dente, para evitar a destruição da estrutura dentária remanescente.
Indicações e funções do Núcleo Metálico Fundido Em geral, a técnica do núcleo fundido é indicada para casos de dentes que precisam passar por tratamentos com próteses dentárias, mas contam com a coroa natural do dente destruída. Desse modo, o procedimento tem o intuito de recuperar a função anatômica da coroa dentária.
Este efeito de abraçamento que muitos trabalhos sugerem aumenta a resistência do remanescente, preserva a integridade do selamento marginal e reduz o estresse na junção cemento núcleo.
Os retentores intra-radiculares pré-fabricados podem ser classificados em metálicos (de aço inoxi- dável, titânio comercialmente puro, liga de titânio- alumínio-vanádio) e não metálicos (fibra de carbono, cerâmico e fibra de vidro).
Os retentores intra-radiculares têm a função de manter a restauração definitiva em posição e de proteger o remanescente dental, proporcionado longevidade a estrutura dentária.
A principal função tanto os pinos intra-radiculares como dos núcleos metálicos fundidos refere-se à retenção do material restaurador coronário. Ressalta-se ainda, que os pinos são a opção de escolha quando há ainda algum remanescente coronário, servindo então como retentos para o núcleo de preenchimento (ex: resina).
A indicação de um pino intra-radicular deve ser realizada mediante a avaliação de algumas situações como: a localização do dente na arcada dentária, pois incisivos, caninos e pré-molares recebem cargas laterais ou de cisalhamento, e molares recebem cargas verticais.
São estruturas pré-fabricadas ou customizadas, que são cimentadas em dentes tratados endodonticamente, com a finalidade de aumentar a retenção das restaurações. O pino quanto mais justaposto e encaixado, terá uma maior estabilidade.
Já as próteses dentárias costumam apresentar um tempo de durabilidade por vezes menor que a dos implantes. No caso das próteses de resina, por exemplo, a duração média costuma ser de 10 a no máximo 15 anos. A exceção fica por conta das próteses de cerâmica de boa qualidade que podem durar entre 20 e 25 anos.
Remoção de Pinos Metálicos Fundidos Passo a Passo
A maioria dos sistemas de remoção consiste na utilização de uma broca piloto e de uma seqüência de brocas que desgastam o pino, tor- nando-o oco, enquanto a porção externa continua aderida às paredes do canal por meio do cimento resinoso, sendo, posteriormente, removida com vibração ultra-sônica.
Nucleo intrarradicular Os núcleos intrarradiculares são indicados para dentes com coroa total ou parcialmente destruídas e que necessitam de tratamento com prótese. ... É muito importante que se preserve o máximo de estrutura dental para manter a resistência do dente e aumentar a retenção da prótese.