Para alguns genes, para se iniciar a transcrição, é necessária a presença de um activador ligado ao operador. Para outros, será evitar a ligação de um repressor. Estes casos são referidos como regulação negativa porque é a ausência de uma proteína que permite que ocorra a transcrição.
Em bactérias, genes relacionados são frequentemente encontrados agrupados no cromossomo, do qual podem ser transcritos por um promotor (sítio de ligação da RNA polimerase) como uma unidade. Esse conjunto de genes sob o controle de um único promotor é conhecido como operon.
O operon lac da E. coli contém genes envolvidos no metabolismo da lactose. Ele é expresso somente quando a lactose está presente e a glicose ausente. Dois reguladores "ligam" e "desligam" o operon em resposta aos níveis de lactose e glicose: o repressor lac e a proteína ativadora de catabólito (CAP).
O RNAm do operon lac é dito policistrônico ou poligênico pois possui informação para codificar as 3 proteínas: beta-galactosidase, permease e transacetilase (rever figura acima). Depois da descoberta destes 3 genes, descobriu-se um mutante que possuia os genes para expressar as 3 proteínas, mas não o fazia.
A repressão catabólica e repressão pela glucose ocorre pela inibição da transcrição de diversos genes quando organismos como Saccharomyces cerevisiae são cultivados em fontes de carbono facilmente fermentáveis, como a glucose.
b) Mutação em lac I (gene regulador ou repressor), impedindo a sua transcrição. Resposta: Ocorrerá a produção contínua das enzimas de metabolização da, pois a proteína reguladora não será produzida. c) Mutação no promotor impedindo o acoplamento da RNA polimerase.
Fatores de transcrição são proteínas que ajudam a transformar genes específicos em "ligados" ou "desligados" através da conexão a um DNA próximo. Fatores de transcrição que são ativadores impulsionam a transcrição de um gene. Os repressores reduzem a transcrição.
Organização do Genoma Bacteriano• O genoma bacteriano está condensado e organizado em uma estrutura denominada Nucleóide. Nucleóide ou Cromossomo Bacteriano: constituído por uma única molécula de DNA fita dupla, circular, não delimitado por membrana nuclear, e é capaz de autoduplicação.
Além do material genético presente no nucleoide, nas bactérias podem ser observadas moléculas circulares de DNA pequenas — chamadas de plasmídeos —, as quais se replicam independentemente.
Conheça agora quais são as 10 bactérias mais resistentes do mundo: