O refinamento do petróleo é a separação dos seus componentes com base na diferença de faixa de ponto de ebulição das diferentes frações. ... Esse transporte por meio de oleodutos ou de superpetroleiros (grandes navios) é realizado para levar o petróleo até as refinarias.
A produção de derivados a partir do petróleo envolve, basicamente, três processos principais: Destilação – é o processo de separação dos derivados: o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis dentro da torre de destilação.
Nas refinarias, os processos físicos e químicos mais utilizados para o refinamento do petróleo são: destilação fracionada, destilação a vácuo, craqueamento térmico ou catalítico e reforma catalítica. Vejamos cada um desses: ... O petróleo é aquecido até a sua ebulição, então os vapores dos compostos vão subindo pela torre.
Quando o petróleo é extraído, ele vem cheio de impurezas, que são então separadas por meio de processos físicos. O primeiro método utilizado para isso é a destilação fracionada, que se baseia na diferença das faixas das temperaturas de ebulição das frações do petróleo. ...
O craqueamento do petróleo é um processo químico que transforma frações de cadeias carbônicas maiores em frações com cadeias carbônicas menores. ... A principal diferença entre essas frações está na quantidade de átomos de carbono nas moléculas de seus constituintes.
Destilação fracionada É um processo físico utilizado para desdobrar misturas homogêneas constituídas por dois ou mais líquidos com diferentes temperaturas de ebulição.
Na destilação simples, separamos uma mistura homogênea que apresenta um sólido dissolvido em um líquido (água com cloreto de sódio). Já na fracionada, separamos uma mistura homogênea que apresenta um líquido dissolvido em outro líquido (água com acetona).