Os mencheviques defendiam a queda do czarismo na Rússia e a implantação do socialismo no país. ... Por outro lado, os bolcheviques, comandados por Lênin, defendiam a queda do czarismo e a implantação imediata de um governo socialista, que representasse os operários e camponeses.
Os sovietes eram os conselhos de trabalhadores criados durante as revoluções russas de 1905 e 1917, e representavam os operários que ajudariam os revolucionários na tomada do poder.
a Defendiam a ideia revolucionária da guerra armada para chegar ao poder. b Defendiam a ideia revolucionária da luta desarmada para chegar ao poder. d Defendiam a ideia evolucionista de se chegar ao poder através de vias normais e pacíficas como, por exemplo, as eleições. ...
Liderados por Georgy Plekanov e Yuly Martov, os mencheviques acreditavam que a burguesia deveria liderar a nova república a ser constituída após a queda do Czar Nicolau II. Dessa forma, as forças produtivas seriam devidamente ampliadas para que uma revolução socialista acontecesse décadas mais tarde.
Resposta. Resposta:Martov (em russo: Ма́ртов), pseudônimo de Yuli Osipovich Tsederbaum (em russo: Ю́лий О́сипович Цедерба́ум; Istambul, 24 de novembro de 1873 - Schömberg, 4 de abril de 1923) foi um político e revolucionário marxista socialista russo conhecido por ter sido uma importante lideranças menchevique.
Resposta. Resposta: Os bolcheviques faziam parte do Partido Operário Social-Democrata Russo, que teve como principal líder Lenin.
Eram os Ortodoxos que pregavam o amadurecimento do capitalismo. Os Mencheviques defendiam uma revolução burguesa contra czarismo,liderada pela duma. Já os Bolcheviques eles defendiam a revolução socialista,a instalação da ditadura do proletariado.
Os grupos sociais são formados a partir de relações estáveis entre indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum.
Bolcheviques é relativo à "maioria" em russo, eram os membros do grupo maioritário. Por oposição, os mencheviques faziam parte grupo minoritário. Essa divisão ocorreu a partir de diferentes interpretações da obra de Karl Marx, base do socialismo.
A divisão do Partido: mencheviques e bolcheviques Acreditavam, ainda, que era preciso esperar o pleno desenvolvimento capitalista da Rússia e o desabrochar das suas contradições, para se dar início efetivo à ação revolucionária.
A divergência interna no Partido Operário Social-Democrata Russo era sobre como se deveria construir o socialismo na Rússia, com um grupo (bolcheviques) defendendo a tese de que seria por meio da revolução, com imposição da ditadura do proletariado, e outro (os mencheviques) por meio de um processo lento e gradual de ...
Bolcheviques e Mencheviques, em tese, tinham o mesmo objetivo: instalar o socialismo na Rússia. ... A ideia dos Mencheviques era arrecadar para então distribuir. Eles eram Marxistas Ortodoxos e se baseavam inteiramente em Karl Marx. Utilizaram o livro “Manifesto Comunista” do socialista para criar o perfil do partido.
As principais divergências entre as facções dos bolcheviques e dos mencheviques no Partido Operário Social-Democrata Russo eram sobre como o Socialismo deveria ser construído no país. ... Eram, assim, mais "radicais" que os seus colegas mencheviques.
As principais divergências entre as facções dos bolcheviques e dos mencheviques no Partido Operário Social-Democrata Russo eram sobre como o Socialismo deveria ser construído no país. ... Eram, assim, mais "radicais" que os seus colegas mencheviques.
Resposta. Resposta: Os mencheviques argumentavam que a Rússia não estava pronta para a revolução socialista, e que primeiramente era preciso promover o desenvolvimento do capitalismo sob a liderança da burguesia para, só depois, lutar pelo socialismo, acreditavam que a burguesia deveria liderar a nova república.
Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para o povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.
O governo que se iniciava era o dos socialistas radicais e defendia uma revolução imediata do proletariado, com eliminação da propriedade privada e introdução da ditadura do proletariado. O governo que se encerrava, por sua vez, era o dos socialistas moderados e defendia uma revolução por via democrática (eleições).
a) Relacione as diferenças entre a revolução de fevereiro e a de outubro de 1917. ... a) A revolução de fevereiro teve caráter liberal-burguês e provocou a queda do czar, enquanto a de outubro teve caráter operário-socialista e provocou a queda do Governo Provisório, estabelecendo o governo Bolchevique.
Porém, como este não retirou o país da I Guerra Mundial, o caos econômico persistiu no país e a insatisfação popular permitiu que Lênin e os bolcheviques derrubassem o governo provisório e iniciassem a revolução socialista em outubro de 1917 (segundo o calendário russo, pois segundo o calendário universal, já se estava ...