O projeto define a quebra do monopólio do serviço postal, abrindo o mercado para a competição. O deputado explicou ao. A empresa continuará com exclusividade em alguns segmentos, como serviços postais, por 5 anos. A proposta de privatização foi entregue ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro no fim de fevereiro.
Muitas promessas acompanharam a privatização do setor de telecomunicações no Brasil, no final dos anos 90: livre concorrência, ampliação do acesso aos serviços, barateamento das tarifas, redução da dívida pública, avanço tecnológico e um serviço melhor.
Índice
Disso foi exemplo a adoção de diversas medidas para estimular o crescimento dessa indústria, como a concessão de incentivos fiscais, as restrições à importação de veículos de empresas não-instaladas no país e as reduções tarifárias para a importação de insumos, equipamentos e autopeças.
No começo dos anos 90, no entanto, o novo governo começou o processo de abertura comercial. Diversas medidas foram tomadas para alterar as relações internacionais, como a flexibilização do regime cambial, extinção dos regimes especiais de importação e extinção dos programas de importação das empresas.
O governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) executou as maiores privatizações da história do Brasil. Durante este período, cerca de 78,6 bilhões de reais foram aos cofres públicos provenientes de privatizações. A venda de empresas estatais foi uma resposta do governo para impedir o agravamento da dívida pública.
Alguns fatos relevantes da economia brasileira nos anos 90 foram: Plano Collor; Criação da Organização Mundial do Comércio; ... Os anos 90 foram marcados também pelo início das privatizações das empresas, iniciando a reestruturação societária e produtiva em vários setores no Brasil.
A década de 90 se inicia com o Plano Collor, que se utilizou da sistemática de bloqueio de ativos financeiros poupados para controle inflacionário, agravando mais ainda a já problemática incerteza sobre os rumos da economia brasileira.
No Brasil. Os anos 90 começaram com instabilidade, com o confisco de poupanças do presidente Fernando Collor. Os negócios escusos de Collor mais tarde levariam milhares de jovens (mobilizados por uma forte campanha de mídia) a criarem o movimento dos "caras-pintadas" e pedirem seu impeachment.
A década de 90 começou com o colapso da União Soviética e o fim da Guerra Fria, sendo esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo global. Fatos marcantes para a década foram a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e da Internet.
Foi em 1988 que, por exemplo, o Brasil viveu um dos grandes momentos de seu processo de redemocratização: a promulgação de uma nova Constituição Federal. Uma nova Constituição brasileira foi promulgada em outubro de 1988.