Perto dos 30 anos de idade, segundo as escrituras sagradas, ele deixou o deserto. “Não era suficiente se isolar para mudar as coisas, ele achava necessidade em transformar os homens para mudar o mundo”, disse o professor. No Rio Jordão, em Israel, João pregava e já praticava batismos.
“João foi preso por Herodes ao denunciar sua infidelidade. Pouco tempo depois, morreu de forma trágica, ao ter sua cabeça cortada e servida em uma bandeja a pedido de Salomé, filha do rei”, afirma Romão. E foi somente depois da morte de João Batista que Jesus Cristo passou a pregar publicamente.
Eu sou a voz que clama no deserto: convertei-vos e fazei penitência de vossos pecados. E o Evangelho de Lucas diz que o profeta era assim, fala uma linguagem clara que todo o povo podia entender. Herodes, porém, que havia sido atingido pelas suas pregações, não gostou e mandou colocá-lo no cárcere, na prisão.
“Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor”. Essa foi a resposta de João Batista, quando interrogado pelas autoridades Judaicas de Jerusalém, sobre a sua identidade espiritual.
João grita “preparai o caminho Senhor”: que significa conformar nossa vida à vontade de Deus. ... O Salmo 42 reflete este desejo de toda pessoa de fé: encontrar-se com o Senhor: “Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh'alma por vós, ó meu Deus.
Por aproximadamente 6 meses, ele teve sucesso em seu ministério como nenhum outro homem jamais teve! Ele pregava nos desertos e não nos centros das cidades, mas mesmo assim as multidões se reuniam para ouví-lo. Então ele se tornou o homem mais influente em Israel e tudo estava caminhando da forma certa.
João Batista (2 a.C.-27), ou São João, foi um pregador judeu, segundo os evangelhos, era primo de Jesus e foi o responsável por seu batismo. Segundo Lucas, o nascimento de João foi anunciado pelo anjo Gabriel, enviado por Deus.
João Batista
É a história dos reis de Judá e Israel, desde Davi até Acabe e Jeosafá, num período de 118 a 125 anos), abrangendo a história de ambos os reinos (Judá e Israel) desde o ponto em que os livros de Samuel a deixaram (isto é, na última parte do reinado de Davi sobre todo o Israel), até o fim de ambos os reinos, e após, a ...