O que é prisma? Trata-se de um sólido geométrico formado por segmentos de reta paralelos cujas extremidades são polígonos também paralelos. Prismas são sólidos geométricos definidos no espaço tridimensional a partir de um polígono e uma reta.
Um prisma pode ser classificado quanto ao número de lados do polígono que compõe a sua base.
Este sólido geométrico é chamado prisma triangular porque as suas bases são triângulos. Tem 6 vértices, 9 arestas, 5 faces e duas bases.
Com b = base e h = altura do paralelogramo. Para calcular a área total de um prisma, basta somar a área de suas bases e a área lateral. Não existe uma fórmula geral para essa soma, pois o número de faces de um prisma é variável e não existem fórmulas para áreas de polígonos que possuem mais de quatro lados.
Bases do Prisma De acordo com o formato das bases, os primas são classificados em: Prisma Triangular: base formada por triângulo. Prisma Quadrangular: base formada por quadrado. Prisma Pentagonal: base formada por pentágono.
Cálculo da área base Os prismas podem ter diferentes formatos. A área da base (AB) de um prisma depende do polígono que a compõe. Como em um prisma temos duas faces paralelas e congruentes, a área da base é dada pela soma das áreas dos polígonos paralelos, isto é, duas vezes a área do polígono.
No entanto, o prisma triangular é um poliedro de três lados com duas bases triangulares paralelas e três faces retangulares. Para calcular seu volume, você precisa apenas determinar a área de uma das bases triangulares e multiplicá-la pela altura do prisma.
A área de um retângulo é igual ao produto da base pela altura....Por exemplo: