A substância P é um pequeno peptídeo que transmite sinais de dor dos nervos sensoriais para o sistema nervoso central. Também tem sido associado à regulação do estresse e da ansiedade. Pensa-se que este composto contribua para distúrbios dolorosos como artrite e fibromialgia.
Produtos químicos que bloqueiam a atividade da SP podem ser usados como ingredientes ativos em sprays de alívio da dor.
A substância P, também conhecida como SP, é encontrada na medula espinhal e no cérebro . Para que o SP transmita seu sinal, ele deve se ligar a uma molécula que retransmitirá o sinal para o sistema nervoso central. Esse composto é conhecido como um receptor . SP liga-se a um receptor que faz parte de uma família de receptores conhecidos como receptores da neurocinina 1. Assim, a sensação de dor ou inflamação na pele, articulações ou músculos é transmitida ao cérebro para ser percebida como dor.
Pacientes em quimioterapia podem ter acesso a um medicamento que bloqueia a SP para ajudar a prevenir náuseas.
A capsaicina , o composto que dá pimentão pimentas sua mordida picante, bloqueia a actividade da substância P. É usado como um creme tópico para ajudar a aliviar a dor da artrite e outras condições dolorosas. Os compostos que inibem o receptor SP estão sendo examinados como drogas potenciais para o alívio da dor.
The biological activity of substance P is mediated through NK receptors. The NK receptors belong to the G protein–coupled receptors (GPCRs). Activation of NK receptors stimulates inositol trisphosphate/diacylglycerol (IP3/DAG) and cyclic adenosine monophosphate (cAMP), leading to complex signaling events in a context-dependent manner.
Foi teorizado que a SP pode estar envolvida no desenvolvimento da fibromialgia, uma condição de dor persistente. Pensa-se que o aumento dos níveis de SP na medula espinhal pode causar uma maior conscientização da dor. Assim, um estímulo bastante normal seria percebido pelo corpo como sendo doloroso.
NK receptor activation involves phosphorylation of the C-terminal of the domain of the NK receptor by G protein–coupled receptor kinases, which results in the recruitment of with b-arrestin adapter to the NK receptor. β-Arrestin plays a key role in the desensitization of cells to SP signaling.
Substance P is expressed throughout the nervous and immune systems; it regulates diverse physiological processes and has been implicated in various pathological conditions.
Activation of NKRs stimulates inositol trisphosphate/diacylglycerol (IP3/DAG) and cyclic adenosine monophosphate (cAMP) second messenger in a cell context-dependent manner. Activation of NKRs mediates complex neuronal signaling pathways linked to sensations and emotional responses. Emerging evidence suggests that substance P plays other vital roles in inflammation, wound healing, and angiogenesis. Agents that inhibit substance P activity are currently being investigated as potential drugs for pain relief and other clinical conditions.
Substance P transmits pain signals from the sensory nerves and is thought to contribute to painful disorders such as arthritis and fibromyalgia.
A capsaicina, o composto que dá uma mordida picante às pimentas, bloqueia a atividade da substância P. É usada como um creme tópico para ajudar a aliviar a dor da artrite e outras condições dolorosas. Os compostos que inibem o receptor de SP estão sendo examinados como possíveis drogas para aliviar a dor.
SP também está envolvido com a resposta à náusea. O centro do tronco cerebral responsável pelo vômito contém altos níveis de SP e um receptor de SP. Um medicamento que bloqueia a SP está disponível comercialmente para prevenir náuseas em pacientes quimioterápicos.
SP faz parte de uma família de neuropeptídeos, incluindo um membro da família intimamente relacionado, conhecido como neurocinina A, produzido a partir do mesmo gene, mas processado de maneira diferente. Outro membro da família é a neurocinina B. Existem também diferentes tipos de receptores, especializados para as diferentes neurocininas. Todos vinculam SP em algum grau, no entanto. A bioquímica da substância P é claramente bastante complexa.
SP faz parte de uma família de neuropeptídeos, incluindo um parente próximo conhecido como neurocinina A, que é produzido a partir do mesmo gene, mas é processado de forma diferente. Outro membro da família é a neurocinina B. Existem também diferentes tipos de receptores, especializados para as diferentes neuroquininas . Todos vinculam SP em algum grau, entretanto. A bioquímica da substância P é claramente bastante complexa.
Current strategies to target SP in human diseases such as gastrointestinal, respiratory inflammation, and other conditions are heavily concentrated upon blocking its high-affinity receptor NK1R via small peptide or non-peptide NK1R antagonists. However, none of the SP against have reached clinical use.
Neurokinin-1 receptor antagonists, as a class, inhibit the CYP3A4 enzyme that is responsible for the metabolism and elimination of many drugs. Accordingly, NK-1 receptor antagonists such as aprepitant can result in elevated plasma concentrations of drugs such as pimozide, which is a CYP3A4 substrate. Drug-drug interactions between aprepitant and pimozide could cause serious or life-threatening QT prolongation, a known adverse side effect of pimozide. Neurokinin-1 (NK-1) receptor antagonists and Aprepitant are also contraindicated with the following drugs:
A substância P é um pequeno peptídeo que transmite sinais de dor dos nervos sensoriais para o sistema nervoso central. Também tem sido associada à regulação do estresse e da ansiedade. Acredita-se que este composto contribua para distúrbios dolorosos como artrite e fibromialgia .
Os neurotransmissores e neuromoduladores, são moléculas do sistema nervoso que desempenham um papel fundamental na comunicação intercelular. Quando estimulados os neurónios libertam estas moléculas que posteriormente vão atuar em recetores pré e/ou pós-sinápticos, desencadeando uma resposta biológica.
Os neurotransmissores são mensageiros químicos que por meio dos neurônios enviam e permitem a comunicação entre o cérebro e as demais partes do corpo, portanto a atuação correta dos neurotransmissores é essencial para as tarefas básicas do nosso organismo, tais como: a contração muscular, o palpitar do coração, o ...
Um neurotransmissor pode ser definido como um mensageiro químico que é liberado pelos neurônios. Essa molécula garante que a informação seja levada a uma célula receptora. Os neurotransmissores são importantes moléculas produzidas e liberadas por neurônios, encontradas geralmente em vesículas pré-sinápticas neuronais.
Resposta correta: Ansiolíticos, sedativos hipnóticos, anticonvulsivantes e antidepressivos.
Os principais fármacos utilizados com esses propósitos são os benzodiazepícos, barbitúricos e compostos “Z”, todos atuando em nível do receptor GABAA. O ácido γ-aminobutírico (GABA) é o principal neurotransmissor inibitório do SNC, atuando em nível de três receptores, sendo o GABAA o mais abundante.
De acordo com o mecanismo de ação no sistema nervoso central elas são classificadas em: a) Depressora (psicolépticas): barbitúricos, benzodiazepínicos, opiáceos, etanol, inalantes; b) Estimulantes (psicoanalépticas): cocaína, anfetaminas e derivados; c) Perturbadoras (psicodislépticas): Ecstasy, canabinóides; d) ...
As substâncias que compõem o grupo de Depressores do SNC são:
7 Calmantes naturais para Ansiedade, Insônia e Nervosismo
Medicamentos Sistema Nervoso
15 dicas para controlar a ansiedade
Certamente a "crise de nervos" é uma crise de pânico. Os sintomas que podem ocorrer são: palpitação, tremor, dormências, boca seca, mãos e pés frios, dor no peito, dificuldade para respirar, sudorese, e sentimentos de angústia, medo, descontrole.