O princípio da delegação de competência, inerente à administração federal, é utilizado como um instrumento de descentralização administrativa. Essa delegação, no sistema da administração federal brasileira, só deve ser feita à autoridade diretamente subordinada ao delegante e com tempo determinado para o encerramento.
Sendo assim, delegar tarefas significa passar a ter mais tempo para as atividades que não podem ser feitas por outras pessoas e poder trabalhar de forma mais estratégica. Nesse sentido, saber quem deve ser o responsável por cada atividade é um diferencial na gestão de projetos.
Para executar as tarefas de delegação é fundamental trabalhar o empoderamento de todos. Isso significa descentralizar as decisões da empresa e focá-la exatamente onde tudo acontece. ... Delegação e empoderamento são aspectos fundamentais em companhias modernas e adeptas aos métodos ágeis.
Empoderamento vem do inglês empowerment. O conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, com o objetivo de debater questões civis relacionadas à raça. Logo, foi incorporado pelo público feminino. No Brasil, o termo começou a ganhar força a partir da segunda década dos anos 2000, com a ascensão das redes sociais.
O Empowerment é uma excelente estratégia para fazer com que esses talentos sejam despertados, reconhecidos e valorizados. É um verdadeiro processo de catálise, no qual o potencial criativo é combinado ao capital intelectual a fim de acelerar transformações significativas na empresa.
O empoderamento se assenta em quatro bases principais: Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização. Isso significa dar importância e confiar nas pessoas, dar-lhes liberdade e autonomia de ação. ... Liderança - proporcionar liderança na organização.
O empowerment se baseia em quatro pilares principais: Poder – dar poder às pessoas, delegando autoridade e responsabilidade em todos os níveis da organização....Vejamos também os requisitos do empowerment :
O empowerment é um conceito de gestão de empresas que significa o ato de delegar poder e responsabilidade aos funcionários em vez de os concentrar na figura do chefe. É traduzido em português pelo neologismo “empoderamento”.
Vantagens e desvantagens do empowerment nas empresas
O empoderamento pode ser a chave para aumentar a motivação da equipe, reduzir a rotatividade dos colaboradores, agilizar processos e manter a organização em ascensão diante das constantes transformações no mercado.