Polarização de ondas é o fenômeno no qual uma onda transversal, vibrando em várias direções, tem uma de suas direções de vibração selecionada, enquanto as vibrações nas demais direções são impedidas de passar por um dispositivo, denominado polarizador.
No mundo da política, polarização pode referir-se à divergência ou ao aumento da divergência entre atitudes políticas de extremos ideológicos. Essa divergência pode ocorrer na população em geral ou dentro de certos grupos e instituições.
Discriminação de polarização cruzada (XPD) Trata-se de uma medida de capacidade da antena de detectar (ou emitir) sinais em uma polarização e rejeitar sinais na mesma frequência que estejam na polarização oposta.
Os polarizadores funcionam como uma fenda permitindo que a luz passe somente em um plano. Se acontecer de dois polarizadores estarem alinhados na mesma direção, a luz passa pelo primeiro, mas no segundo não se vê nada, pois não haverá emergência de luz.
No atual mundo globalizado, uma cidade pode ser diferente de outra a partir dos seguintes aspectos: culturais e religiosos - dependendo da região, a comida e os costumes podem ser bem diferentes. ... hábitos de consumo - nas cidades com maiores índices de distribuição de renda, as famílias possuem mais poder de compra.
A rede urbana nada mais é que a malha metropolitana de um país que constituí-se basicamente, de cidade global, metrópole nacional, estadual, regional, médias e pequenas cidades. ... Depois vêm as metrópoles regionais, que polarizam grandes regiões:Belo Horizonte, Salvador,Recife, Porto Alegre, Belém, Fortaleza e Curitiba.
A rede urbana é formada pelo sistema de cidades, no território de cada país interligadas umas às outras através dos sistemas de transportes e de comunicações, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informações etc.
A rede urbana brasileira na atualidade Hoje, predominam os fluxos migratórios intra-regionais, sobretudo, para as metrópoles de Belo Horizonte, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, como também Curitiba e Porto Alegre. ... A rede urbana brasileira interfere no cotidiano dos cidadãos de acordo com sua classe social.
Em sua maioria, são cidades médias, com população de 100 a 500 mil habitantes, apesar de existirem cidades grandes (com mais de 500 mil habitantes), que também recebem o título de centro regional. Exemplos: Aracaju, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Maceió, Natal, São Luís e Teresina.
Centro regional: possui uma influência restrita em relação a outras cidades, trata-se de cidades médias que são subordinadas às capitais, mas ao mesmo tempo é um centro para núcleos urbanos menores.
Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Salvador/BA e Manaus (AM) completam o grupo das Metrópoles.
Significado de Regional adjetivo Característico ou próprio de uma região, de uma área que se diferencia de outra por possuir propriedades específicas: doce regional; escola regional. Que pertence a uma região ou dela faz parte: conselho regional de medicina.