Suor excessivo nos pés pode ser hiperidrose? A hiperidrose é uma condição que afeta de 1% a 3% da população. Ela acontece quando há produção exagerada de suor por conta de glândulas sudoríparas superativas. Pés suando em excesso pode estar relacionado com a hiperidrose plantar.
3. Estresse e ansiedade. Em situações de estresse e ansiedade o organismo reage produzindo suores frios principalmente na testa, mãos, pés e axilas. Além destes sintomas, a pessoa que sofre de ansiedade pode também sentir tensão muscular, mal estar, náuseas, ânsia de vômito, palpitações e tremores.
Pessoas com hiperidrose parecem ter glândulas sudoríparas superativas. O suor incontrolável pode levar à sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional. Quando o suor em excesso afeta as mãos, pés e axilas, é chamado de hiperidrose primária ou focal.
O suor excessivo começa a aparecer na infância ou adolescência, geralmente nas mãos, pés, axilas, cabeça ou rosto. Normalmente, sua causa é genética, já que cerca de 30% a 50% dos pacientes que sofrem com a sudorese excessiva possuem um parente de primeiro grau, como pai ou mãe, com o mesmo problema.
A sensação de mãos e pés gelados ocorre porque o nosso organismo interrompe o fluxo sanguíneo nas extremidades para manter o aquecimento dos órgãos internos. O hormônio responsável por controlar esse processo é a noradrenalina.
O corpo libera hormônios específicos que estimulam as glândulas sudoríparas e produzimos mais suor em algumas regiões, como mãos e axilas. A contração muscular também ajuda na transpiração. As palmas das mãos suadas ajudam a controlar a umidade da camada exterior da pele.
O suor excessivo também pode ser um sinal de alerta para doenças metabólicas, lesões neurológicas e problemas hormonais. “Pode estar relacionado a diabetes, alterações da glândula tireoide, alterações do sistema nervoso e infecções. Nesses casos, é preciso procurar um endocrinologista e/ou um neurologista”, diz a Dra.
Suar bastante faz bem para a saúde e é uma das formas de cuidar de todos os tipos de pele! Além de ajudar na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e com menos marcas. Estudos recentes também dizem que o suor tem substâncias que aceleram a regeneração da pele.
A alta sudorese - a produção excessiva de suor - é bastante comum e, normalmente, é considerada um grande incômodo. Além das marcas de suor nas roupas e o mau odor, quem tem esse problema transpira muito fazendo exercícios físicos, em dias de calor e até mesmo quando come algo apimentado ou muito quente.
Como parar de transpirar nas axilas de forma excessiva
Como tirar o cheiro de suor das axilas
Outras dicas para suar menos:
Qual o Melhor Desodorante? O melhor desodorante desse guia de compra é o Desodorante Mineral 100g Osma Laboratoires, Original UH-ME. Esse produto não bloqueia a sua transpiração, permitindo que sua pele respire normalmente. Porém, ele evita que se forma bactérias que causam mau odor nas axilas.
Qual o melhor desodorante para praticar esporte? Ar praticar esporte, a última coisa que você quer é ter marcas de transpiração ou odores desagradáveis. Um antitranspirante como o NIVEA Stress Protect Spray mantém a transpiração e o odor sob controle.
Melhores ofertas no Zoom:
Veja só!
O desodorante roll on é cremoso e geralmente contém ativos hidratantes. A embalagem tem uma esfera na ponta que, ao deslizar na superfície da pele, libera o produto por completo. Diferentemente do spray, ele é bastante aderente. Assim, é possível controlar melhor a transpiração.
Uma alternativa para quem não tem tempo de fazer o seu próprio desodorante é comprar um desodorante sem alumínio, que pode ser natural e/ou vegano. Esses produtos não usam substâncias tóxicas em suas formulações e também previnem o mau cheiro. Algumas opções são os desodorantes Bion Vitta, Alva e Herbia.