Existem diversas causas para a dor que se localiza na região do umbigo, principalmente por alterações intestinais, que vão desde distensão por gases, contaminação por vermes, até doenças que causam infecção ou inflamação abdominal, como gastroenterite, apendicite, intestino irritável ou obstrução intestinal, por ...
É normal que ocorra também um pequeno sangramento, seguido da queda do coto umbilical. É comum e normal que o coto tenha algum tipo de secreção amarelada que pode ser muito parecida com o pus, mas não se desespere mamãe, isso não quer dizer que ele esteja infeccionado.
O importantes é que ele esteja sequinho, sem nenhuma área avermelhada na pele ao redor dele, sem secreção ou mau cheiro. Limpe-o sempre com cotonete embebido em álcool a 70% e seque-o. Não oclua-o com faixas, moedas ou curativos. Não puxe o coto, mesmo que pareça bem solto.
O coto umbilical necessita de cuidados e vigilância, antes e depois de cair, pois se não forem feitos esses cuidados pode acumular bactérias, favorecendo o surgimento de infecções e inflamações. Além disso, o tempo para cair o coto umbilical pode demorar até 15 dias, no entanto, é diferente para cada bebê.
Mas o dia da queda do umbigo varia muito de criança para criança. Às vezes, o cordão pode demorar até mais do que 21 dias para cair, sem que haja maiores problemas. Em caso de demora, procure um médico para ter certeza de que não há nenhum problema com a criança.
Com um cotonete, passe álcool 70% em toda extensão do umbigo do bebê. Lembre-se de levantar o coto com delicadeza e limpar a região que fica na parte de baixo.
Quanto dias após o nascimento o umbigo costuma cair? Pode haver alguma variação no prazo? Em geral, o processo leva de 7 a 15 dias de vida. Em alguns casos, esse prazo pode aumentar ou diminuir, sem que isso represente um problema.
O machucado deve ser devidamente limpo para não infeccionar. O recomendado é utilizar cotonete e álcool (70%) para a higiene a cada troca de fralda. Se o local estiver bem sequinho é permitido cobri-lo, mas não utilize faixas para isso. Os pais devem ficar atentos ao umbigo e também ao bebê.
2O coto umbilical é uma pequena parte do cordão umbilical de 2 a 3 centímetros que fica preso no umbigo do bebê por cerca de até 20 dias. 3A cicatrização do umbigo do bebê após a queda do coto acontece normalmente entre 7 e 10 dias, podendo variar de bebê para bebê.
Se o coto umbilical for bem cuidado, ele vai ficando escuro e seco até cair, lá pela segunda semana do bebê. Se ultrapassar a terceira semana e isso não acontecer, converse com o pediatra para confirmar se está tudo bem.
Quando o umbigo da criança fica saltado, é provável que se seja uma hérnia umbilical. As hérnias umbilicais são muito comuns e podem afetar até 20% dos bebês. Normalmente não exigem tratamento e se resolvem sozinhas.
Costuma levar de 7 a 15 dias para o coto umbilical se desprender da barriga do bebê, e a higiene dessa área é essencial para agilizar a cicatrização e evitar infecções. Os cuidados de higiene devem acontecer desde quando o bebê nasce, quando o umbigo cai e alguns dias depois da queda do umbigo também.
O umbigo pode ser molhado normalmente. Após enxugar o bebê, fazer o curativo do umbigo com álcool a 70%* e cotonete, da base para a ponta do coto e, principalmente, na junção da pele com o coto. O efeito do álcool além de antisséptico também tem poder secante.
Para dar banho no bebê no balde, primeiro deve-se encher o balde até metade da altura ou até à altura indicada pelo balde com água à temperatura de 36-37ºC, como mostra a imagem 1.