A NR-17 também determina as condições do ambiente de trabalho no item 17.
17.
Quais são os principais quesitos avaliados por uma Análise Ergonômica do Trabalho? São analisados levantamento, transporte e descarga individual de materiais; mobiliário dos postos de trabalho; equipamentos dos postos de trabalho; condições ambientais de trabalho e a organização do trabalho.
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
A ergonomia física trata do funcionamento orgânico do ser humano, a organizacional diz respeito aos estímulos externos na empresa e a cognitiva estuda a relação mental e emocional entre o trabalhador e o trabalho.
Com isso, podemos dizer que a ergonomia teve varias fases em sua trajetória....Hendrick (1993), listou quatro fases que descrevo a seguir.
Assim, a Ergonomia está baseada em 3 pilares básicos: Conforto, Segurança e Eficiência. Estes três itens estão diretamente ligados à performance no ambiente de trabalho. Se forem bem aplicados, auxiliam para alcançar um desempenho acima da média e garantir saúde e bem-estar para as pessoas.
As 4 fases da história da ergonomia
Entende-se por Ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não-dissociada, a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficâcia das atividades humanas.
A ergonomia deve ser aplicada nos postos de trabalho conforme a atividade desenvolvida, a partir de informações trazidas pelo colaborador, como por exemplo: tempo diário de atividade no posto de trabalho, altura, peso, posicionamento adotado para realização do trabalho e queixas relacionadas ao desconforto no ...
Fazer um estudo ergonômico de um produto é pensar em uma série de informações importantes para o usuário do produto e, desta forma, fazer com que o projeto final passe por uma série de testes a fim de melhorar a forma e o uso do mesmo. ...
O design ergonômico tem por princípio a aplicação do conhecimento ergonômico no projeto de dispositivos tecnológicos. Suas metodologias baseiam-se na compreensão e na predição da interação homem/tecnologia. ... Uma nova proposta metodológica para o design ergonômico é apresentada.
A ergonomia na arquitetura serve para ajustar o trabalhador às condições laborais com o objetivo de fazer com que o empregado permaneça confortável, produtivo e seguro ao exercer sua função.
O Design de Interiores e a Ergonomia A ergonomia é conhecida como a ciência que torna o ambiente de trabalho mais seguro e mais confortável para os trabalhadores. Para isso usa o conhecimento do design de interiores, de produtos, de mobiliário agregado ao conhecimento da antropometria.
Aumento da produtividade O investimento em móveis ergonômicos contribui para a construção de estações de trabalho mais organizadas e mais confortáveis. Eles permitem a organização do espaço, o gerenciamento do tempo e com isso, o alcance de melhores resultados.
Contribuição da Antropometria para a Ergonomia Segundo o autor, uma das grandes aplicabilidades das medidas antropométricas na ergonomia é no dimensionamento do espaço de trabalho, que, segundo Iida (1992) “é o espaço imaginário necessário para realizar os movimentos requeridos pelo trabalho”¹.
A antropometria é a ciência que estuda as características do ser humano com relação a estrutura corpórea, utilizando as medidas corporais e também dos instrumentos de trabalho. ... A ergonomia utiliza das medidas antropométricas na dimensão do espaço de trabalho para alcançar mais conforto no local de trabalho.
A avaliação antropométrica fornece dados importantes para o entendimento do estado geral da saúde de um paciente. Ela tem a vantagem de poder ser realizada em qualquer paciente, independentemente do estado de saúde e da idade. Além disso, o exame é simples, de baixo custo e pode ser feito no consultório.
A antropometria apresenta as seguintes vantagens: método não invasivo, de fácil execução, baixo custo, simples e alta confiabilidade. No entanto, pode sofrer algumas interferências em situações limítrofes do estado nutricional, na presença de ascite ou edema.
A antropometria tem sido o método mais comumente utilizado para a avaliação nutricional individual e de coletividades, nos diferentes ciclos de vida. Ela possibilita verificar dimensões físicas e a composição corporal global, classificando os indivíduos em "graus" de nutrição e adequação.
As principais medidas antropométricas utilizadas nos serviços de saúde são: peso, altura, circunferência abdominal e cefálica. Mais do que realizar uma ação rotineira, essas medidas fazem parte da vigilância em saúde.
6. Na antropometria existem dois tipos distintos de recursos utilizados, nomeadamente: Antropometria Estática: São consideradas as medidas das dimensões do corpo quando o indivíduo encontra-se em postura neutra, sem movimentar-se. Antropometria Dinâmica: São consideradas as medidas dos segmentos corporais em movimento.
Quais as medidas antropométricas mais utilizados?
Existem várias técnicas para realizar a avaliação de composição corporal:
Os métodos de avaliação da composição corporal são divididos em três grupos: direto, indiretos e duplamente indiretos. 1. O método direto, apesar de apresentar elevada precisão, tem utilidade limitada, pois a análise é realizada por dissecação física ou físico-química de cadáveres.