A doação de órgãos e tecidos consiste na oferta, sem nenhum tipo de lucro, de alguma parte do corpo com o objetivo de ajudar outra pessoa que sofre com determinado problema de saúde e necessita de um transplante.
Consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais de medula óssea de um doador, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável. Também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do cordão umbilical.
A "carteira de doador" está disponível no sistema de cadastramento de doadores (REDOMEWEB), com acesso somente para todos os Hemocentros Estaduais e Hemonúcleos, e pode ser impressa ou enviada por e-mail. É imprescindível atualizar o cadastro do doador antes do fornecimento da carteira.
A doação pressupõe critérios mínimos de seleção. Idade, o diagnóstico que levou à morte clínica e tipo sangüíneo são itens estudados do provável doador para saber se há receptor compatível. Não existe restrição absoluta à doação de órgãos a não ser para aidéticos e pessoas com doenças infecciosas ativas.
Quais são os requisitos para doação de sangue?