Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTA no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.
Os sintomas das DTA variam de acordo com o organismo ou a toxina encontrados no alimento e a quantidade do alimento ingerido. Os sintomas mais comuns das DTA são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados dentre outros.
É a doença que ocorre quando as toxinas ou os venenos de bactérias ou bolores estão presentes no alimento ingerido. Essas toxinas geralmente não possuem odor ou sabor e são capazes de causar doença mesmo depois que os micro-organismos sejam eliminados.
Veja abaixo:
Embora esteja muito associada ao ovo, a bactéria salmonella pode ser encontrada em frutas e verduras; confira a lista e as recomendações. Mamão, pepino, melão, melancia, carne de frango, castanhas e mesmo a carne de gado são alimentos que podem conter a bactéria e levar à doença.
A salmonela vive nos intestinos das aves e a contaminação, em geral, ocorre na postura do ovo, por rachaduras na casca. Aí seria só descartar os ovos rachados e lavar os outros. Ocorre que uma entre as cerca de 2 500 variedades da praga atinge o ovo enquanto ele está em formação.
O ovo é um dos alimentos de origem animal que mais traz benefícios à saúde. Cru, oferece três gramas de proteína, vitamina A, B2, B5, B12 e E, minerais e ainda antioxidantes que atuam a favor do sistema imunológico, do cérebro, dos olhos e da pele.
Ovos são um alimento muito saudável, rico em nutrientes e acessível à maioria das pessoas. Entretanto, será que comer ovo cru é saudável e seguro? De acordo com as recomendações gerais da Organização Mundial de Saúde (OMS), consumir ovo cru é pouco indicado, especialmente devido ao risco de Salmonella.
Gemada é comida de infância, para tomar no café da manhã. Em dias frios, no fim de tarde, ganha uma colherada de vinho do Porto (para os adultos!). Não é receita para preparar sozinho: para ficar no ponto, quanto mais gemas, melhor.
Modo de Preparo
LEVANTA DEFUNTO "SANTO REMÉDIO" - LEITE C/ CANELA E GEMADA__ Na jarra derreta 2 col. cheia de açúcar, tipo açúcar queimado. Coloque 2 paus de canela e 2 a 3 copos de leite. A parte bata 2 GEMAS c/ 2 col. de açúcar rasa até ficar grosso.
Gemada de conhaque Num recipiente, bata as gemas e o açúcar, até esbranquiçar. Numa panela, esquente o conhaque, sem deixar ferver. Vá juntando o conhaque quente, aos poucos, à gemada, e vá mexendo. Polvilhe com noz-moscada e sirva bem quente.
Ingredientes
Ingredientes de: leite com mel, marcela, gemada