3. Quantidade de urina. As alterações na quantidade de urina, normalmente, estão relacionadas com a ingestão de água e, por isso, quando a quantidade é menor, significa que se está bebendo pouca água durante o dia, por exemplo.
Se o teste for positivo, são realizadas dosagens de homocisteína no sangue e na urina para confirmar o diagnóstico. A dosagem de homocisteína também pode ser solicitada como parte dos exames de triagem em pessoas com alto risco de infarto do miocárdio ou de AVC.
O teste de urina com tira reagente é um método rápido e barato para detecção de ITU que não requer treinamento especializado. Essas novas descobertas demonstram que um resultado negativo nesse teste pode descartar a ITU em crianças com menos de 90 dias de idade.
As tiras reativas de urina constituem um meio simples e rápido de realizar dez ou mais análises bioquímicas clinicamente importantes, como pH, proteínas, glicose, cetonas, hemoglobina, bilirrubina, urobilinogênio, nitrito, densidade e leucócitos(14).
As proteínas podem ser detetadas facilmente na urina por meio do exame de urina de tipo 1, também conhecido EAS, em que uma tira de papel com reagentes químicos é mergulhada na amostra de urina, e caso exista grande quantidade de proteína na amostra, uma parte específica da tira muda de cor.
O resultado do exame de urocultura pode ser:
Como a cistite é muito comum em mulheres e o resultado da urocultura pode levar até 3 dias para ficar disponível, se a paciente tiver um quadro clínico muito sugestivo de infecção urinária, o médico está autorizado a tentar um curso de antibióticos sem solicitar exames de urina.