As hipoglicemias significam baixo nível de glicose no sangue (glicemia abaixo de 60 mg/dl). Geralmente são ocasionadas por falta de refeições nos horários corretos, por exercícios físicos excessivos, ou por doses elevadas de insulina e/ou medicamentos (hipoglicemiantes orais).
A hipoglicemia reativa, ou hipoglicemia pós-prandial, é uma condição caracterizada pela diminuição dos níveis de glicose no sangue até 4 horas após uma refeição, sendo também acompanhada por sintomas típicos de hipoglicemia, como dor de cabeça, tremores e tonturas.
Também chamada de hipoglicemia reativa, essa condição é consequência de uma sobrecarga de açúcar no sangue. Ao comer alimentos muito doces e cheios de carboidratos (como refrigerantes e farinha branca), o organismo é obrigado a liberar uma enorme quantidade de insulina para equilibrar os níveis de glicose.
Para tratar rapidamente a hipoglicemia reativa, basta que a pessoa coma apenas o equivalente a 3 torradas ou um suco de frutas, por exemplo, e para a evitar, deve-se tentar seguir uma dieta equilibrada, em que haja um bom controle dos horários das refeições. Saiba mais sobre hipoglicemia reativa.
Segundo explicou, o que acontece com os doces é que frequentemente eles são preparados com uma bela dose de gorduras — como a manteiga e o creme de leite, por exemplo —, e elas retardam o esvaziamento do estômago, provocando a sensação de mal-estar que associamos ao enjoo.
Comer um doce Outra causa comum da tontura é a hipoglicemia ou queda da taxa de glicose no sangue. "A glicose é o principal combustível do corpo e sua falta afeta inclusive a transmissão de informações no cérebro, tendo como um dos efeitos colaterais a tontura", diz o clínico geral Abrão.
De acordo com o gastroenterologista Ricardo Barbuti, da Federação Brasileira de Gastroenterologia, entrevistado pelo pessoal da Superinteressante, após comer muito doces sentimos enjoo devido as altas taxas de gorduras usadas para preparar esse tipo de comida.
Alguns alimentos realmente podem causar falta de ar, porque geram produtos que dificultam a respiração. Os doces são exemplos disso. Mas para se sentir isso ou há um problema respiratório que precisa ser identificado e3 tratado ou o consumo de alguns alimentos está em excesso.
O fato de passar mal após comer sugere fortemente refluxo, mas não é possível estabelecer este diagnóstico sem um exame físico adequado. Sugiro que evite alimentos gordurosos, frituras, molhos, excesso de condimentos e frutas ácidas. Também evite deitar logo após comer e tome café somente de manhã uma vez.
O açúcar pode desencadear mudanças hormonais, particularmente nos hormônios adrenalina e norepinefrina. Essas mudanças hormonais mudam a forma como os vasos sanguíneos do cérebro se comportam, potencialmente provocando uma dor de cabeça.
A hipoglicemia reativa ocorre quando um indivíduo sofre de uma queda de açúcar no sangue logo após comer uma refeição. Os sintomas da condição podem ser facilmente confundidos com várias doenças diferentes e incluem tremores, fraquezas musculares e vertigem.
Assim que uma pessoa é sensível a um alimento, o processo digestivo fica mais lento e provoca uma maior sensação de fadiga, diz o site. Diabetes, anemia, tiroide e doença celíaca são outros fatores que podem levar à moleza pós-almoço.
Vontade de comer doces pode ser causada por falta de nutrientes na dieta. Horários para consumo de açúcar podem camuflar problemas de saúde como hipoglicemia, e resistência à insulina. O maior vilão da dieta é o consumo de açúcar. O consumo excessivo pode causar aumento de peso, gordura do fígado e diabetes.
Quando comemos doce, nosso metabolismo eleva os níveis de glicose e estimula o pâncreas a produzir e liberar um hormônio chamado insulina, que por sua vez vai transformar essa glicose em energia. Por consequência, a energia se torna estoques de gordura que levam leva ao aumento de peso.
Dicas para controlar a vontade de comer doce
Consuma fibras e proteínas “Isso evita a queda brusca de glicose, processo que desperta a compulsão por mais doces”, explica Gabriela Cilla, nutricionista clínica, funcional e esportiva de São Paulo. Maçã, ovos cozidos, pistache, grão-de-bico e vegetais são ótimas opções para consumir logo após a jacada.
Coloque constantemente seu corpo nesse ciclo e seu pâncreas ficará sobrecarregado, levando a doenças como diabetes tipo 2. O consumo excessivo de açúcar também alimenta as bactérias ruins em seu intestino....
Para diminuir os níveis de açúcar no sangue é importante ter atenção à alimentação, dando preferência aos alimentos integrais e evitando o excesso de carboidratos e de açúcar, e praticar atividade física de forma regular, pois assim é possível evitar picos de glicemia e o acúmulo de açúcar na circulação.
Fígado: quando a gente exagera no açúcar, o pâncreas libera muita insulina, e esse excesso faz com que o açúcar, que acaba virando gordura, seja estocado na gordura visceral e dentro do fígado, causando esteatose, que é o acúmulo de gordura no fígado.
O consumo de açúcar, especialmente do açúcar branco, está ligado ao aumento do risco de ter problemas como diabetes, obesidade, colesterol alto, gastrite e prisão de ventre.
Este açúcar passa por um processo químico e físico para se tornar refinado e é esse processo industrial que o torna nocivo à saúde. Quanto mais refinada seja o açúcar, maior o índice glicêmico e consequentemente maior a velocidade de aumentar os níveis de glicose na corrente sanguínea.
Após um mês, o corpo ainda está em processo de detox do açúcar, já que alguns benefícios, tanto na saúde quanto estéticos, ocorrem além desse período. As principais diferenças em 30 dias são: redução do inchaço, melhora na qualidade do sono e perda de peso.
Os programas de desintoxicação podem durar de 3 dias a 2 semanas, de acordo com os fatores estabelecidos para o tratamento. O principal influenciador nessa questão é o tipo de substância que está acumulada em excesso no organismo. Algumas substâncias podem ser retiradas mais rapidamente do que outras.
Isso porque rapidamente o corpo transforma esse tipo de carboidrato em glicose, o que desencadeia um aumento na produção de insulina pelo pâncreas. Essa insulina é responsável por metabolizar a glicose e transformá-la em energia para o corpo. “O açúcar absorvido mais rapidamente aumenta a insulina.