Quarks se combinam para formar partículas compostas chamadas hádrons das quais as mais estáveis desse tipo são os prótons e os nêutrons, que são os principais componentes dos núcleos atômicos. ... Existem seis tipos, conhecidos como sabores, de quarks: up, down, strange, charm, bottom, e top.
Ele tem carga negativa e se localiza na eletrosfera, em torno do núcleo atômico, o que decorre da força eletromagnética. ... As outras partículas são o próton (carga positiva) e o nêutron (carga neutra), as quais formam o núcleo atômico.
O nêutron, ou neutrão (em português europeu), é formado por dois quarks down e um quark up. Junto com os prótons (p+), que têm carga positiva, os nêutrons formam o centro do átomo, o seu núcleo. Isso apenas não acontece com o hidrogênio, cujo núcleo é formado por apenas um próton.
Ou seja, os hádrons possuem uma estrutura interna composta de outras partículas mais leves e realmente elementares: os quarks. Os léptons, também são elementares, não possuindo estrutura, tais como o elétron, o posítron, o neutrino... ... Os outros hádrons são férmions, chamados bárions; o próton é um exemplo.
Os férmions são as partículas que possuem o spin semi-inteiro e obedecem o princípio de exclusão de Pauli, que diz que férmions idênticos não podem compartilhar o mesmo estado quântico. Os bósons possuem o spin inteiro e não obedecem o princípio de exclusão de Pauli.