A Pitiríase Rósea é uma doença de pele autolimitada (que melhora espontaneamente após um certo período) e caracteriza-se por lesões em placa, de forma arredondada ou ovalada, avermelhadas e escamativas, distribuídas no tronco e em extremidades.
Doença eruptiva benigna que acomete a pele, sendo uma desordem comum em pessoas saudáveis, principalmente crianças e adultos jovens.
Para diferenciar as duas doenças, a dermatologista esclarece que a dermatite coça muito e faz a pele ficar vermelha e irritada, por vezes desenvolvendo placas características. Já no caso da psoríase, além dos sintomas semelhantes, a pele, além de coçar, também fica com uma sensação de que "está queimando".
Embora alguns estudos com o uso de Eritromicina pareçam reduzir o tempo para o desaparecimento das lesões de pele, a alta prevalência de efeitos colaterais somados ao discutível benefício contraindica seu uso rotineiro. A exposição ao sol ou sessões de fototerapia podem abreviar a regressão das lesões.
Ambientes abafados e quentes, exposição solar sem proteção, peeling, estresse e nervosismo são alguns fatores que aumentam a possibilidade de uma crise. Como a pele com rosácea também é muito mais sensível a produtos cosméticos, é importante ter cuidado com o uso de substâncias que contêm ácidos e álcool.
Não importa a versão do seu café, seja ele expresso, carioca, pingado ou coado, segundo os especialistas, quando consumido quatro xícaras da bebida ao dia – desde que seja a versão cafeinada da bebida -, ele reduz em 20% o risco de rosácea, uma condição crônica que faz com que a pele fique vermelha e com muita textura.
Hidratante
E fique de olho na alimentação... Por isso mesmo, o plano alimentar de quem sofre com rosácea deve ser específico. Devem ser evitados, por exemplo, bebidas alcoólicas, alimentos condimentados (salsichas, salames), ricos em sódio, café, pimenta e alimentos apimentados.
Os cuidados diários de uma pele com rosácea envolvem sabonete e protetor solar para peles sensíveis, uso constante de água termal e hidratante. Os pacientes devem sempre evitar produtos adstringentes e esfoliantes.
Neste caso, mesmo seguindo uma boa rotina de cuidados, não há como evitar os sintomas da rosácea - isso porque a dilatação dos vasos sanguíneos do rosto ocorre durante o exercício. Mas uma dica muito boa é borrifar água termal gelada após a atividade. Ela ajuda a contrair os vasos e diminuir a vermelhidão.
A Radiofrequência ajuda a melhorar aquelas bolinhas e espinhas que são provocadas pela rosáceas. Pacientes com rosáceas podem sim realizar tratamentos estéticos faciais.
Para prevenir e tratar os sintomas dessa doença de pele, o indicado é fazer uso de produtos com ativos hidratantes e calmantes, como o ácido hialurônico e a água termal. O DermaClub explica como essas substâncias são capazes de controlar o quadro de rosácea.
"[A água micelar] serve tanto para limpar como para demaquilar. É indicada inclusive para peles sensíveis, para quem tem rosácea ou está fazendo tratamento com ácido, por exemplo", explica a dermatologista Daniela Lemes.
2. Minéral 89 – Com a Água Vulcânica Vichy como ingrediente principal (89% de concentração) e a sua combinação com ácido hialurónico de origem natural, para garantir a hidratação, este sérum poderá ser um dos maiores aliados para peles com rosácea.
Além disso, o procedimento deve ser realizado com a orientação de um dermatologista. Após o tratamento, é importante borrifar água termal ao longo do dia, evitar o excesso de maquiagem nas 24 horas seguintes, não se expor ao sol e evitar o uso de esfoliantes por 48 horas.
“Acne muito ativa, peles muito sensíveis, com rosácea ou alergia a lâmina não podem ser submetidas ao dermaplaning”, diz Apolônia. O nome em inglês se refere ao método de abrasão do rosto com uma lâmina de barbear ou bisturi afiado.
O ácido salicílico funciona bem para acne, mas podem ser ruim para quem tem rosácea, podendo irritar e ressecar, piorando os sintomas clássicos da doença, como a vermelhidão. Assim como a hidroquinona, que é um clareador pesado para quem tem hipersensibilidade.
Sim. Nesse caso o ideal é fazer o preenchimento primeiro e esperar pelo menos duas semanas para aplicar o BB glow. Quem tem rosácea pode fazer BB Glow?
A dermatologista Valeska Francesconi (Divulgação) Quem tem a pele sensível, segundo Valeska, deve mantê-la sempre muito bem limpa e hidratada. “É o primeiro passo para uma boa maquiagem em qualquer tipo de pele, especialmente as com rosácea. Nada de esfoliar e usar esponjas abrasivas, que possam irritar ainda mais.
Realizado por esteticistas e biomédicos, o BB Glow consiste na aplicação de séruns e pigmentos no rosto por meio de sessões de microagulhamento. O foco é camuflar e tratar manchas de sol, melasma, rosácea e linhas de expressão, deixando a pele com efeito de porcelana pelo período de quatro meses a um ano.
Entre os riscos apontados estão a piora de doenças cutâneas; efeito de tatuagem mais permanente; resultado diferente do esperado; desenvolvimento de alergias aos produtos aplicados e risco de queimaduras, se ocorrer aplicação de Luz Intensa Pulsada ou lasers após o “BB Glow”.