A pavimentação urbana sustentável consiste na utilização de pavimentos que reduzam o impacto ambiental, permitindo a drenagem da água da chuva, a redução de ruídos e o conforto térmico. As soluções em artefatos de concreto são o uso de pavimentos permeáveis, pavers e pisos grama.
O ato de pavimentar consiste, de forma geral, no revestimento de um piso ou chão com uma cobertura. A pavimentação apresenta base horizontal composta pela sobreposição de camadas, elevando a durabilidade e contribuindo para o tráfego de veículos e pedestres.
substantivo feminino Ação de pavimentar, cobrir com revestimento o solo de uma rua, de uma estrada etc.: obras de pavimentação do bairro. Esse revestimento do chão de uma estrada ou rua; pavimento, piso: todo o dinheiro foi gasto em pavimentação. ... Pavimentar + ção.
Os cidadãos podem solicitar pavimentação de sua rua, pessoalmente, por telefone ou por abaixo-assinado ao Núcleo de Atendimento ao Público (NAP) da Subprefeitura do bairro.
A importância da manutenção de vias públicas é importante porque melhora as condições de segurança no trânsito. Muitos acidentes ocorrem por causa dos buracos em vias, etc.
Os primeiros registros são de 3000 a.C., quando ele era usado para conter vazamentos de água em reservatórios. Pouco depois o asfalto já pavimentava estradas no Oriente Médio. Na época, ele era feito com piche retirado de “lagos pastosos”. Hoje ele é extraído do petróleo.
A história da mistura quente denominada asfalto trilhou um longo caminho de progresso. A primeira estrada a ser pavimentada com asfalto foi na Babilônia entre 625 e 604 A.C. ... Foi a primeira fonte de asfalto disponível na América, seguida da descoberta do Lago Bermudez, na Venezuela.
Piche é o nome dado ao asfalto líquido, apesar de não ser utilizado dessa forma nas terminologias técnicas dentro dos estudos de pavimentação na engenharia. Como impermeabilização, o piche é utilizado em forma líquida (tinta) aplicada diretamente na superfície ou substrato, normalmente em demãos cruzadas. ...
O piche nada mais é que o asfalto em seu estado líquido, sendo proveniente do petróleo, obtido pelo processo de destilação, sendo que os elementos leves são separados por vaporização, fracionamento, condensação e por último é destilado a vácuo.
Breu (do francês brai) ou piche ou pez (do latim pix, grego πίσσα) é o nome para qualquer elemento pertencente ao grupo dos viscoelásticos e polímeros. Breu pode ser obtido através de derivados do petróleo ou plantas. O breu derivado do petróleo também é chamado de betume.
O nome betume era aplicado para designar essa forma de petróleo naturalmente encontrada, recebendo diversas denominações além das duas: asfalto, alcatrão, lama, resina, azeite, óleo de São Quirino. ... Ainda na Bíblia, Deus mandara a Noé: "betumerás com betume sua arca, tanto por dentro como por fora" (Gênesis, 6, 14).
São subdivididos em duas categorias: os asfaltos e os alcatrões: ✦ Asfaltos: são obtidos através de destilação do petróleo. Podem ser naturais ou provenientes da refinação do petróleo. ✦ Alcatrões: são obtidos através da refinação de alcatrões brutos, que por sua vez vêm da destilação de carvão mineral.
Os materiais betuminosos são composições de betume com outras substâncias: argila, areia, óleo, solventes, graxas, e outros; Aplicação na Construção Civil: asfalto, alcatrões, breus, piches. Feltros asfálticos, tintas, pastas vedantes, etc. betume; • Totalmente impermeável.
Com características elásticas, o asfalto é o material betuminoso mais utilizado na pavimentação. Compostos por betume, os materiais betuminosos são mais conhecidos por suas tipologias. Dois tipos de materiais comuns dessa categoria são o asfalto e o alcatrão.
As características fundamentais dos materiais betuminosos são:
Os materiais constituintes do concreto asfáltico são: agregado graúdo, agregado miúdo, ma- terial de enchimento, fíler, ligante asfáltico, e melhorador de adesividade, se necessário. Os materiais utilizados devem satisfazer às normas pertinentes e às especificações aprova- das pelo DER/SP.
Também chamado de CBUQ, é uma mistura normalmente composta de agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita), material de enchimento (Filler-cimento ou pó calcário) e ligante (CAP - Cimento Asfáltico de Petróleo), obtido da destilação fracionada do petróleo.