Na Filosofia de Parmênides, opinião (doxa, (do grego δόξα, doxa, « opinião », « conjectura ») é a ideia confusa acerca da realidade e que se opõe ao conhecimento tido como verdadeiro.
A noção de doxa (opinião) será geralmente entendida porpensadores gregos como Platão como contrária ao conhecimento epistêmico,verdadeiro, devido ao fato de expressar ou particularidades ligadas àspercepções, que podem ser errôneas, ou a passionalidade dos sujeitos.
A opinião é algo que vária de lugar, época e pessoa. Depende de preferências, gostos, além de ser algo instável e mutável. Enquanto o conceito é algo que o pensamento descobre que é verdadeiramente universal, necessário e intemporal de alguma coisa.
Doxa é a palavra grega que significa "opinião". E a episteme é a palavra grega para "conhecimento". ... ... A Doxa é opinião e é como se fosse o primeiro conhecimento.
Resposta: Doxa são as crenças e aletheia é a verdade. Explicação: Esta classificação foi de suma importância para criar os moldes do pensamento filosófico grego, pois afirmou a superioridade da aletheia em relação a doxa.
Verificado por especialistas A Alethea é a verdade rigorosa, ou seja, a "verdade verdadeira". Do grego, Doxa pode ser traduzido como "crença", enquanto que Alethea é traduzido como "verdade".
O mundo sensível é o mundo em que vivemos, o mundo que percebemos através de nossos sentidos. Já o mundo inteligível seria o mundo das ideias, onde as coisas são eternas, perfeitas e imutáveis. A cadeira do mundo sensível é uma cópia imperfeita da cadeira do mundo inteligível.