Tempos no modo indicativo Esses tempos verbais se referem a ações que podem ocorrer no momento da fala (presente), antes do momento da fala (pretérito perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito) ou que ainda não ocorreram (futuro do presente e do pretérito).
Presente do indicativo: Eu estudo muito. Pretérito imperfeito do indicativo: Eu estudava muito. Pretérito perfeito do indicativo: Eu estudei muito. Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eu estudara muito.
O modo indicativo possui os seguintes tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito. No presente, é onde se expressa um fato atual. Estudo aqui há dois anos.
O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal usado para falar de coisas que ocorrem posteriormente ao momento da fala. Ele também é utilizado para expressar ordem e ainda, incerteza. Exemplos: Eu estarei na porta da escola.
Futuro do Pretérito Composto Da mesma forma que na formação do tempo simples, ele é usado para indicar incerteza, surpresa e indignação. ... O verbo auxiliar “ter” é conjugado no futuro do pretérito simples do indicativo e o verbo principal aparece no particípio. Exemplo: Ele teria feito a comida essa noite.
O futuro do presente do indicativo é utilizado para indicar um fato a ocorrer num momento seguido da ação. Dessa forma, o verbo remeterá a um fato que irá acontecer posterior ao discurso retratado. ... Sua morfologia combina o verbo no infinitivo seguindo a terminação adequada à pessoa agente da oração.
Ação no presente: ocorre no momento da fala. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.
O verbo ser indica estado permanente....Modo Indicativo.
O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.
A diferença entre “era” e “foi” reside nos tempos do verbo. O verbo é “ser” e “era” é o pretérito imperfeito do indicativo: ... Já o “foi” é o pretérito perfeito do verbo “ser”. Indica uma ação completa e acabada, no passado.