Dirigir-se aos pais pedindo a Bênção é algo muito edificante, eficaz e agradável a Deus, especialmente em ocasiões como: antes de dormir, quando saímos ou voltamos para casa, quando vamos realizar uma viagem, um concurso, quando estamos aflitos, ou doentes, ou em outras situações de nossa vida.
Originalmente respondida: De onde veio a tradição brasileira de pedir a benção aos seus pais? O direito romano tinha a figura do Pátrio Poder - um pai patrício tinha direito de vida e morte sobre os que cresciam sob seu teto — filhos e escravos. Tinha o direito inclusive de mandar matá-los.
O pedido era sempre o mesmo: “A benção!” Ou um apressado “bença”. O que variava era a resposta, indo de um simples “Deus te abençoe”, passando por “Deus te guarde”e até um “Deus te dê juízo”. Vovó sempre respondia com “Deus te favoreça.De minha parte, até o fim da vida de meus pais, pedi-lhes a benção, sempre.
Resumindo, podemos dizer que beijando e colocando as mãos de nossos Pais de Santo em nossa testa, ou seja, pedindo a benção deles, estamos informando, simbolizando, dizendo que confiamos neles tanto para mexer em nossa cabeça, como conduzir nossa vida espiritual e nossa jornada junto aos Orixás e Entidades que nos ...