O nónio ou nônio é um dispositivo de medição inventado pelo matemático português Pedro Nunes. ... Na França, o conceito foi modificado por Pierre Vernier, onde foi usado para construir instrumentos de metrologia com escalas de medição muito precisas.
O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena.
O paquímetro é composto basicamente por duas partes: Parte fixa tem uma escala milimétrica e um em polegadas, usada para comparar as medidas.
O nônio é a parte do paquímetro cuja finalidade é proporcionar uma medida com uma resolução menor (maior precisão) do que a feita somente com a escala fixa.
Parafuso de Trava do Fuso Peça de Reposição de Paquímetro Digimess Peça de reposição para paquímetros universais Digimess.
O paquímetro é utilizado para fazer medições com rapidez, em peças cujo grau de precisão seja de até 0,02 mm ou 1/128 de polegada. Para calcular a sensibilidade S do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide- se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio).
Micrômetro Oltilmeter. Utilizado para a medição de diâmetros externos de peças com números ímpares de divisões, tais como: machos, fresas, eixos entalhados, etc. Micrômetro com relógio, utilizado para a medição de peças em série.
O paquímetro é um equipamento utilizado para medir comprimentos e diâmetros ósseos. Ele é um instrumento fundamental para acompanhar a composição corporal e avaliar o crescimento. Este tipo de aparelho também é muito utilizado para medir pacientes acamados e a estatura de crianças.
Comprimento dos Membros: o avaliador deve utilizar uma fita métrica ou compasso de barras fixas. Essa medida visa observar a dimensão longitudinal do membro do indivíduo e o grau de simetria dos membros. Superiores: O avaliador se posiciona ao lado direito (ou esquerdo) do avaliado.
O micrómetro ou micrômetro é um instrumento metrológico capaz de aferir as dimensões lineares de um objeto (tais como espessura, altura, largura, profundidade, diâmetro etc.) com precisão da ordem de micrometros, que são a milionésima parte do metro.
- O micrômetro é utilizado em momentos em que é necessário fazer a medição de objetos e verificar a sua espessura em pequenas dimensões. - O seu amplo uso se dá, em especial, na indústria mecânica, onde é usado para medir peças de máquinas.
O paquímetro apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1/n, onde n é o numero de divisões do nônio. ... Sem dúvida o micrômetro é o instrumento correto a ser utilizado quando a precisão da medida é necessária, pois a margem de erro da medida é muito pequena.
O micrómetro, cujo símbolo é μm, consiste numa unidade da grandeza física comprimento. É um submúltiplo do metro. No sistema internacional de unidades (SI), o comprimento vem expresso em metros pelo que para converter micrómetros em metros é necessário reduzir micrómetros a metros, isto é, 1 μm = 10-6 m.
O micrômetro é um instrumento de dimensão variável que permite medir, por leitura direta, as dimensões reais com uma aproximação de até 0,001mm. ... Desvantagens do uso do Paquímetro: Medição de peças cujo a tolerância se tenha maiores exigência no processo de fabricação seriada.
Principais tipos de paquímetro
Alguns deles são:
O paquímetro universal é um instrumento de medição dotado de uma escala e um cursor que desliza nela e foi concebido para tomar dimensões lineares por contato.
Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com gancho. Serve para medir dentes de engrenagens. Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatístico.
O Paquímetro Analógico Quadrimensional tem esse nome exatamente por ter a função de apresentar quatro tipos diferentes de medições (interna, externa, profundidade e de ressaltos).
Inventado por Pedro Nunes, em meio à problemática do desenvolvimen- to das grandes navegações portuguesas do século XVI, seu aperfeiçoamento por Clavius e seu desenvol- vimento por Vernier, conduziu à criação do paquímetro.
O paquímetro (nome de origem grega que significa medida grossa) foi inventado após a criação do nônio ou verner. Quem inventou esse método foi o francês Pierre Viernier (1580- 1637), que nada mais é que subdividir em menores partes uma determinada divisão.
As réguas já estavam em uso no período de 1500 a.C e foram encontradas no Vale do Indo. Pesquisadores realizaram escavações em Mohenjo-Daro e encontraram um objeto dividido em unidades correspondente a 1,32 em (33,5 mm) e marcado com subdivisões decimais com uma precisão incrível, dentro de 0,005 (0,13 mm).
O paquímetro, nome de origem grega que significa medida grossa, foi desenvolvido a partir da invenção do nônio ou vernier. Encontramos pela literatura que foi o Francês Pierre Viernier (1580-1637) que inventou o método de subdividir em partes menores uma determinada divisão.
O Paquímetro é um instrumento de uso profissional para Designers de Sobrancelhas indicado para delimitar perfeitamente as sobrancelhas e deixa-las simétricas.
Régua de encosto interno Destinada a medições que apresentem faces internas de referência. Régua sem encosto Nesse caso, devemos subtrair do resultado o valor do ponto de referência. Destinada à medição de comprimento a partir de uma face externa, a qual é utilizada como encosto.