O lugol é uma solução de iodo utilizada para verificar a presença de amido nos alimentos. ... Se houver amido no alimento, a coloração da solução de iodo no alimento irá variar do azul ao preto, pois o I2 reage com o amido, formando uma estrutura complexa que possui essas cores.
A presença de manchas brancas no colo uterino após o uso do ácido acético ou a ausência de impregnação do iodo em certas áreas coradas com o lugol indicam a realização de colposcopia ou biópsia do tecido, caso existam alterações visíveis da morfologia do tecido não corado.
Resultados da colposcopia Este exame pretende avaliar todo o colo do útero, em especial a zona de transformação (ZT) ou junção escamocolunar (JEC), uma vez que é nesta área que ocorrem as alterações responsáveis pelo aparecimento das lesões cervicais.
Colposcopia satisfatória significa que você não tinha nenhuma condição que atrapalhasse a visualização adequada das estruturas durante o exame (por exemplo, uma inflamação importante).
COLPOSCOPIA COM BIÓPSIA A biópsia pode ser solicitada quando há anormalidades detectadas pelo exame na região do colo do útero, vagina e vulva. Com ela é possível recolher amostras de tecidos, que mais tarde serão observadas e analisadas por um microscópio, sendo possível um diagnóstico mais claro.
Normalmente, se existe uma suspeita de câncer colorretal, é realizada uma biópsia durante a colonoscopia. Nessa biópsia o médico remove uma amostra de tecido que é enviada a um laboratório de patologia para análise.
A colonoscopia é um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.
Para investigar a presença de câncer colorretal, pólipos e doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.