O CAPS AD, de acordo com as premissas da reforma psiquiátrica, é um serviço público, de atenção diária, voltado não só para o tratamento dos usuários em relação ao uso de drogas mas, também, para sua reinserção familiar, social e comunitária.
– CAPS III: População municipal: Acima de 200.
Os CAPS se diferenciam como CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi e CAPSad, de acordo com os tipos de demanda dos usuários atendidos, da capacidade de atendimento e do tamanho.
CAPS II: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.
No CAPS o trabalho da(o) psicóloga(o) é realizado muitas vezes em conjunto com profissionais da equipe multiprofissional que compõe o CAPS e algumas vezes envolve o trabalho com profissionais de outros serviços e de outras áreas.
Ele é gratuito e simples de conseguir: basta ir até uma unidade de saúde com o seu RG ou outro documento de identificação com foto. Após preencher um cadastro, sua carteirinha estará impressa e você já poderá ser atendido.
Você pode ir diretamente à unidade do CAPS mais próxima a você e pedir o atendimento; Você também pode ter mais informações clicando neste link ou neste link aqui. Existe também o atendimento psicológico realizado pelos Centros de Saúde, que contam com equipes de profissionais da saúde mental.
Para ter acesso ao suporte emocional, basta acessar o site evisa.fabricaderelacionamentos.com.br. Nele, o interessado verá os psicólogos disponíveis. Depois de selecionar o profissional desejado, é necessário clicar no ícone “conversar”.
Conteúdo descritivo mínimo que o encaminhamento deve ter: 1. descrição do quadro psiquiátrico atual (evolução dos sintomas, características que sugerem diagnóstico [ver quadro 2 no anexo]); 2. presença de sintomas psicóticos atuais ou no passado? (sim ou não).
Caso o medicamento seja necessário, o psicólogo (que não pode prescrever medicações) deverá encaminhar o paciente ao psiquiatra ou a outra especialidade competente. A finalidade da psicoterapia não é a prescrição de medicamentos, esta é uma atribuição da medicina.
Oi Lara, o encaminhamento para psicoterapia pode ser feito por médicos de qualquer especialidade, geralmente os planos de saúde pedem o encaminhamento de um médico, principalmente em caso de reembolso, mas qualquer pessoa pode independente de um encaminhamento procurar um Psicólogo para realizar psicoterapia.
Encaminho o(a) paciente [nome completo] que informa/apresenta [os seguintes dados subjetivos e objetivos mais relevantes ao motivo do encaminhamento, em especial descreva os sinais de alerta e as condições especiais, quando houver] para avaliação. À disposição para qualquer esclarecimento.