O que é enunciado? Trata-se da unidade real da comunicação verbal, na qual se encontram as mais variadas formas de expressividade linguística. De maneira geral, os enunciados podem ser considerados como sendo acontecimentos discursivos, isto é, são as unidades de comunicação/interação entre os sujeitos.
Como vc vê, o sentido de um enunciado não depende apenas de seus elementos internos, isto é, das palavras e da ordem sintática dessas palavras, mas também de fatores externos.
o que compõem as propriedades específicas dos textos enunciados é um parágrafo título e tema o tema estilo é a forma composicional e discos enunciado de linguagem título e subtítulo e prosa ou versos sons e ritmos
O enunciado diz respeito ao ato de produção de sentido por meio da linguagem, o texto diz respeito à organização dos enunciados para a composição de uma unidade de sentido e o discurso diz respeito à dimensão histórica e ideológica que determina as possibilidades de produção dos enunciados e dos textos.
e·nun·ci·a·do do. 1. O que se enunciou (ex.: enunciado escrito, enunciado oral).
O termo discurso admite muitos significados. O mais conhecido deles é do discurso como uma exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de ideias organizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor.
Para Bakhtin texto é todo sistema de signos cuja coerência e unidade se deve à capacidade de compreensão do homem na sua vida comunicativa e expressiva.
Segundo essa concepção, a língua só existe em função do uso que locutores (quem fala ou escreve) e interlocutores (quem lê ou escuta) fazem dela em situações (prosaicas ou formais) de comunicação. ... Esse sujeito se vale do conhecimento de enunciados anteriores para formular suas falas e redigir seus textos.
Os verbos dicendi ou “de dizer” são aqueles que usamos para introduzir um diálogo. Geralmente é utilizado em entrevistas jornalísticas, contos de ficção, como romances, e prosas. Alguns exemplos de verbos dicendi: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc.