auxílio ou orientação prestada por um profissional (psicólogo, etc.) a uma pessoa nas decisões que deve tomar em relação à escolha de profissão, curso, etc.
O aconselhamento busca assistir a pessoa na remoção de bloqueios ao seu crescimento (Corey, 1983). A psicoterapia seria desenvolvida em um nível mais "profundo" e teria como foco os conflitos de personalidade, com destaque para a necessidade de mudanças nessa estrutura (Santos, 1982).
O Aconselhamento Psicológico tem como teoria a de Carl Rogers com a abordagem centrada na pessoa, em seus sentimentos, conflitos e percepções, acreditando na potencialidade do homem e conseqüentemente capacidade de crescer e dar novos significados a sua vida.
A abordagem diretiva, parte da idéia central de que cabe ao orientador, entendido aqui como a parte mais competente da relação, determinar quais são os objetivos que devem ser almejados como resultados do aconselhamento, de modo que o diagnóstico assume papel de grande importância neste tipo de orientação.
Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva. ...
O professor humanista deve ter uma relação de afetuosidade com seu aluno para que haja sucesso no processo de ensino-aprendizagem, a interação entre ambos requer, segundo Rogers em seu livro Liberdade para aprender, que o educador se imponha três condições básicas que ficaram conhecidas como a tríade rogeriana: "ter ...
Resposta. Resposta: Foco no aluno.
Abordagem humanista é um seguimento da Psicologia que indica que o ser humano tem o poder da autorrealização. Ela surgiu para amenizar a dominância que outras abordagens possuíam na época, como a Psicanálise e terapia comportamental. A abordagem humanista acredita no ser humano em sua absoluta totalidade.
O termo Educação Humanista é geralmente empregado para designar diversas teorias e práticas engajadas na visão de mundo e código de ética do humanismo; ou seja, a proposta de aprimoramento do desenvolvimento, bem- estar e dignidade como objetivo último de todo pensamento e ação humanos – acima dos ideais e valores ...
Para que tenhamos um futuro humanista é necessário garantir a dignidade humana e as boas condições de vida, tanto sociais, econômicas e culturais.
A formação humanística considera que o homem se educa durante toda a vida, sob a influência de toda a sociedade, dentro da qual a escola ocupa um lugar central, procura- se nela seu desenvolvimento pleno, o qual abrange o desenvolvimento da sua personalidade e dos aspectos significativos, conscientes dela, entre os ...
Dentre ações que podem ser feitas para descrever um futuro sustentável, pode-se citar: