Quem sofre com a Síndrome do Ovário Policístico precisa evitar os carboidratos simples que influenciam diretamente a ação da insulina. Quando esse tipo de alimento é constante, estimula-se os receptores estrogênios presentes nos ovários. Assim é que aparecem os sintomas indesejáveis.
Na dieta para SOP deve haver o controle da ingestão de carboidratos, que podem representar até 30% do consumo energético do dia, através de raízes, tubérculos e frutas. Alimentos naturalmente ricos em gordura também devem fazer parte da rotina, tais como: abacate, coco, azeite, gorduras vegetais, castanhas, etc.
A pílula anticoncepcional oral (ACO) tem sido um tratamento comprovado eficaz para mulheres com SOP que não estão tentando engravidar.
Remédio caseiro para ovário policístico
A Síndrome do Ovário Policístico é geralmente mal diagnosticada e não tratada. Isso acontece porque os sintomas podem ser suaves ou parecer não relacionados. Mas, a SOP sem tratamento pode levar a uma série de condições mais sérias de saúde e os sintomas da doença podem causar uma angústia significativa.
A síndrome do ovário policístico engorda devido à secreção inadequada de insulina, o que leva a um estado de maior retenção de líquido e acúmulo de gordura.
Além do ciclo menstrual desregulado, a Síndrome do Ovário Policístico afeta a produção de hormônios – fazendo com que as mulheres produzem mais testosterona –, bem como a ovulação, o que pode causar problemas de fertilidade.
Síndrome do ovário policístico: sintomas, tratamentos e prevenção
Existe uma cirurgia que pode ser realizada no ovário policistico:drilling ovariano. Essa cirurgia visa fazer pequenos furos no ovário visando reduzir as alterações hormonais e favorecer a ovulação. Este procedimento raramente é indicado, isto é, existem tratamentos medicamentosos que tem o mesmo efeito da cirurgia.
A cirurgia de ovário policístico é realizada através de uma videolaparoscopia, que é uma técnica pouco invasiva em que um tubo iluminado de aproximadamente 5mm é inserido na parte inferior do abdômen.
As mulheres com ovário policísticos podem ter dificuldade para engravidar porque não ovulam. O principal sinal de falta de ovulação são os ciclos menstruais irregulares. No entanto, ter ovário policístico não significa que você nunca ovula.
Há diferença sim. O mais importante que você deve saber é que isoladamente o exame de Ultrassom evidenciar ovários policísticos não significa que a mulher é portadora de Síndrome dos Ovários Policísticos. Na síndrome dos ovários policísticos, um dos componentes pode ser a presença de ovários micropolicisticos.
A síndrome do ovário policístico não tem cura, mas existem tratamento que ajudam a controlar seus sintomas. A escolha de tratamento vai depender dos indícios apresentados pela mulher.