Resposta: Quando estudamos o ciclo reprodutivo das plantas, dois termos são bastante frequentes: gametófitos e esporófitos. ... Gametófito é o nome dado à geração haploide (n) e produtora de gametas nas plantas. ... Esporófito é o nome da geração diploide (2n) e produtora de esporos nas plantas.
A fase gametófita é a responsável pela produção de gametas, presentes em organismos cujo ciclo de vida apresenta variações de geração. ... A fase esporofítica é a parte em que o ciclo de vida da planta começa a produzir esporos. O ciclo reprodutivo se faz com alternância entre as fases gametofítica e esporofítica.
O ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.
O termo criptógamas tem origem grega, onde cripto pode ser traduzido como escondido e gamae como gameta. Portanto, o termo é utilizado para referir-se à plantas que não possuem gametas e órgãos reprodutores visíveis.
Os termos “criptógama” e “fanerógama” são utiliza- dos, respectivamente, para indicar plantas que não têm flores e as que têm flores; “avascular” e “vascu- lar” designam, respectivamente, plantas que não têm e que têm vasos condutores de seiva.
E como podemos identificar as plantas Criptógamas? Elas não dão frutos, não produzem sementes e não têm flores. ... Resumindo, elas são as plantas que não produzem sementes, flores e frutos e se reproduzem por meio de esporos. A principal característica é que elas têm um sistema reprodutivo “escondido”.
1) O reino Plantae se divide em: Criptógamas: plantas que não produzem flores nem sementes. Ex.: algas, musgos e samambaias; Fanerógamas : plantas que produzem flores e sementes. Ex.: pinheiros, roseiras, coqueiros.
Mangueiras, roseiras e alfaces são alguns exemplos de fanerógamas. As plantas fanerógamas, também conhecidas como fanerogâmicas, são aquelas que se reproduzem através de sementes. O grupo das fanerógamas pode ser considerado o mais evoluído dentro do meio vegetal, isso porque possuem raiz, folhas, flores e sementes.
Exemplos: pinheiros, cicas, roseiras, mangueiras, laranjeira, limoeiro, macieira e coqueiro. Subgrupos de fanerógamas: - Gimnospermas: são os vegetais que não produzem frutos, embora possuam sementes. - Angiospermas: as sementes destas plantas ficam alocadas dentro de frutos.
Resposta. criptógamas e fanerógamas. O nome tem origem no grego, sendo que cripto significa escondido e gamae corresponde a gameta.
As plantas podem ser classificadas em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.